A visão do candidato durante um processo seletivo é muito importante para o employer branding da empresa.
E ambos os conceitos são determinantes para o cumprimento das metas de contratação e retenção de talentos.
Afinal, qual a relação entre visão do candidato, employer branding e cumprimento das metas para RH?
A satisfação do candidato em relação à empresa durante o processo de R&S contribui para o fortalecimento da marca empregadora.
Com uma marca forte, o custo por contratação, assim como a retenção será menor para a empresa.
Logo, quanto mais o RH investir em melhorar a experiência do candidato, maior será a visibilidade da marca no mercado de trabalho.
Assim, a empresa também terá mais facilidade para atrair e reter os melhores talentos.
Mas, para melhorar a experiência o candidato e fazer com que ele tenha uma boa impressão ao participar do processo seletivo, é necessário entender quais as expectativas desse candidato.
Ou seja, o que mais o atrai na busca por uma vaga de emprego?
É sobre isso que falaremos neste artigo.
Portanto, se você é um profissional de RH e deseja compreender mais sobre o ponto de vista dos candidatos, basta prosseguir com a leitura.
O que é uma experiência positiva na visão do candidato?
Com a popularização da internet, a experiência do candidato tem ganhado cada vez mais relevância para as empresas.
As organizações que se preocupam em construir uma imagem positiva sabem que precisam colocar o candidato no centro de suas estratégias de R&S.
Afinal, com a facilidade de troca de informações online, ele tem um grande poder de escolha.
Atualmente, as empresas são constantemente avaliadas em plataformas como a Glassdoor.
Então, uma experiência ruim durante a seleção pode render resenhas negativas nesses sites, prejudicando a imagem da marca empregadora.
Sem contar que a propaganda negativa certamente afastará os bons talentos.
Ou seja, para evitar que isso aconteça, é indispensável dar atenção à visão do candidato para garantir sua satisfação.
Nesse sentido, trouxemos alguns pontos que são indispensáveis para que ele tenha uma boa experiência no processo seletivo, mesmo que não seja contratado.
A seguir, veja o que o candidato espera da empresa ao buscar por uma vaga de emprego:
Agilidade e transparência no processo seletivo
Em geral, os candidatos que estão em busca de um novo emprego ou recolocação, esperam participar de um processo seletivo que seja ágil e transparente, acima de tudo.
Não é à toa que os processos de recrutamento e seleção longos e demorados podem fazer o candidato desistir de fazer parte da empresa.
Ou seja, o RH deve facilitar todo o processo, desde o cadastramento, além de manter o candidato informando sobre o número de etapas, datas previstas, etc.
Além de mostrar que a empresa é organizada, essa estratégia permite que o candidato possa se programar para o processo.
Na visão do candidato, pontualidade é fundamental
Além disso, os candidatos à vaga de emprego esperam que a empresa cumpra com os horários estabelecidos para as etapas do processo.
Ou seja, deixá-los esperando durante muito tempo passa a impressão de que o RH não planeja seus processos de recrutamento.
Além disso, longos atrasos também levam o candidato a pensar que a empresa não valoriza o tempo dos seus talentos.
Conexão com o propósito da empresa
O propósito da organização é algo que faz toda diferença na experiência do candidato, sobretudo para os que fazem parte da geração Z.
Afinal, quando o propósito da empresa “casa” com o propósito de carreira deste talento, é provável que ele se sinta motivado a fazer parte da organização.
Logo, para mantê-lo engajado no processo seletivo, é importante que o RH informe sobre o propósito da empresa e deixe clara sua cultura organizacional.
Feedbacks rápidos
Na visão do candidato, uma experiência positiva também inclui feedbacks em tempo hábil.
Afinal, é natural que a busca por uma vaga de emprego gere pressa e ansiedade.
Então, é importante que esse retorno ocorra em tempo hábil também para os candidatos que não foram aprovados.
Entenda sobre a importância dos feedbacks negativos nos processos seletivos
Embora não haja um prazo determinado para dar retorno ao participante do processo seletivo, o ideal é fazer isso em até uma semana após o contato.
Caso precise de mais tempo, não deixe de comunicar e orientar o candidato a esperar o e-mail, mensagem ou ligação do setor de RH.
Empatia e humanização
A princípio, praticar empatia é importante para promover uma experiência positiva e passar uma imagem mais humana da empresa.
Na visão do candidato, o processo seletivo também é uma oportunidade para ele conhecer a empresa mais de perto.
Logo, o RH deve mostrar-se receptivo e disposto a ouvir o profissional, sanando todas as dúvidas.
Assim, ele também terá condições de tomar a melhor decisão.
Além disso, a humanização do recrutamento deve refletir em todo ponto de contato entre a empresa e seu público.
Ou seja, desde a linguagem usada nas redes sociais, até os feedbacks fornecidos aos candidatos ao longo do processo seletivo.
Como a tecnologia ajuda a melhorar a visão do candidato
Com o auxílio de uma boa plataforma de recrutamento e seleção, o RH consegue tornar o processo mais rápido e eficiente.
Afinal, sistemas como esses enviam um grande volume de feedbacks para candidatos, mas de forma personalizada, evitando desperdício de tempo e mantendo uma comunicação próxima com os talentos.
Além disso, permitem que o RH gerencie e controle todas as etapas do processo seletivo, otimizando a comunicação e a experiência do candidato.
Como resultado, a empresa terá profissionais engajados, mais qualificados e satisfeitos, além de uma marca empregadora muito mais valiosa.