Home Carreiras Tipos de entrevista de emprego: conheça as mais importantes

Tipos de entrevista de emprego: conheça as mais importantes

por Marcelo Braga
tipos de entrevista de emprego

A entrevista de emprego é a principal ferramenta de seleção, um momento decisivo tanto para a empresa quanto para os profissionais. Muitos sabem que essa é a melhor oportunidade para conquistar o recrutador e a vaga, mas nem todos sabem que existem diferentes tipos de entrevista de emprego.

Hoje vamos explicar quais são 5 dos principais tipos de entrevista e como você pode se preparar para cada um deles!

Entrevista de triagem

As empresas que optam pela entrevista de triagem costumam usá-la como uma forma de pré-seleção. Os candidatos que passam por essa etapa são os considerados com os pré-requisitos básicos para a vaga.

A triagem pode ser feita pessoalmente ou por telefone e a principal forma de se preparar para esse processo começa antes dele: na apresentação do currículo. Isso porque a maioria das perguntas feitas são referentes às informações dadas pelos profissionais e buscam confirmar a veracidade delas.

Entrevista técnica

O principal objetivo da entrevista técnica é verificar se o candidato possui os conhecimentos e habilidades requeridos pelo cargo. É provável que o avaliador tenha amplo conhecimento do setor e que sejam feitas perguntas baseadas na rotina de trabalho.

Para se sair bem é importante saber falar sobre suas qualificações e realizações profissionais. Pense em exemplos de situações em que você utilizou conhecimentos necessários à função desejada. Se houver algum tipo de simulação durante a entrevista, mantenha a calma e aproveite para mostrar suas habilidades!

Entrevista comportamental

Essa entrevista visa investigar o padrão comportamental dos candidatos. Parte do princípio de que comportamentos passados possibilitam a previsão de comportamentos futuros em contextos semelhantes. Falas como “Conte-me uma situação na qual…” indicam que você está participando de uma entrevista desse tipo.

Para se preparar é importante relembrar suas experiências acadêmicas e profissionais com antecedência. Além disso, na hora de elaborar as respostas é indicado o uso do método STAR, ou seja, as respostas devem incluir a Situação, a Tarefa desempenhada, a Ação desenvolvida e os Resultados obtidos.

Entrevista com vários recrutadores

Essa modalidade consiste numa etapa em que o candidato passa por uma entrevista com um grupo de funcionários da organização. Seu principal objetivo é avaliar a adequação do profissional à futura equipe de trabalho e à empresa.

É recomendado que o candidato aja como se estivesse apresentando um projeto, dirigindo-se prioritariamente à quem fez a pergunta, mas sem deixar de fazer contato visual com todos os avaliadores.

Entrevista em grupo

Na entrevista em grupo há a participação de todos os candidatos à vaga. As perguntas são abertas e todos ouvem as respostas de cada indivíduo.

Nesses casos é importante buscar ser autêntico e vencer qualquer receio de se expor. Busque não deixar que as respostas de outros candidatos influenciem na sua, mas não deixe de mostrar-se atencioso!

As exigências dos diferentes tipos de entrevista de emprego

Apesar de apresentarem diferenças significativas, existem habilidades desejadas em todos os tipos de entrevista.

É necessário ser sincero durante todo o processo, evitando qualquer tipo de mentira; em hipótese alguma fale mal do seu emprego anterior; faça contato visual, pois isso demonstra interesse e segurança; seja objetivo e, por fim, mantenha uma boa postura e linguagem corporal adequadas.

Os diferentes tipos de entrevista de emprego possuem objetivos específicos, mas é possível que uma única entrevista mescle-os. Portanto, busque estar sempre preparado para todas!

Dica bônus: assista ao vídeo sobre a perspectiva do recrutador durante a entrevista e esteja preparado:

 

Gostou do post de hoje? Deixe seu comentário!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário