A tecnologia está dominando diversas áreas das empresas mudando o jeito com que empresas atingem seus objetivos. Com o setor de recrutamento não é diferente desde que as HR Techs surgiram.
O termo é empregado para empresas de tecnologia que aplicam soluções que resolvem problemas ligados a recrutamento e seleção, além de outros desafios das áreas de recursos humanos. Segundo levantamento da aceleradora Liga Ventures, são pelo menos 122 empresas que oferecem serviços ligados à área de RH no Brasil, das quais 67 foram fundadas a partir de 2015.
Segundo o especialista em recrutamento & seleção, Marcelo Braga, CEO da Reachr, é preciso entender que um dos objetivos da tecnologia em qualquer segmento é a otimização dos processos para melhorar os resultados. “No recrutamento, por exemplo, o papel dos softwares é aprimorar todo o processo, desde a atração de candidatos, passando pela seleção, gestão de indicadores, à contratação. Assim, é possível chegar ao objetivo da contratação com maior qualidade, redução de prazos, maior controle dos gargalos do processo de seleção e padronização de processos”, explica.
A seguir, Marcelo destaca as principais vantagens de utilizar uma ferramenta digital para recrutamento, e por que as empresas devem contratar uma HR Tech em 2019:
- Otimização de tempo
Um dos principais gargalos no RH é a análise do perfil dos candidatos e é possível buscar uma HR Tech que ofereça um software que otimiza a duração da seleção. A análise dos melhores currículos é automática, sendo que a ferramenta fornece um levantamento daqueles mais qualificados para a vaga, permite geolocalização, roteiro de entrevistas, video entrevistas, programa de indicação de funcionários e candidatura através de aplicativo.
- Eficácia da seleção
Uma das maneiras de selecionar os melhores candidatos para a entrevista com o recrutador é aplicando testes online, como inventário comportamental, provas de lógica, português, idiomas. Se o sistema adotado por sua empresa tiver essa opção, certamente será muito útil. Com as avaliações online, é possível identificar o potencial dos candidatos, encontrando os mais habilitados para compor seu time.
- Redução de custos
A otimização de tempo também é responsável por reduzir custos. Isso porque em 61% dos casos o processo é concluído em até 1 mês, e quando não são utilizadas plataformas essa mesma porcentagem se aplica aos processos que duram até seis meses.
- Utilização de processos inovadores
É impossível falar de HR Tech e não mencionar ferramentas e softwares inovadores. A cada dia que passa surgem novas ferramentas com finalidades diversas. Realizar um processo de recrutamento inovador ajuda na busca pelo profissional ideal para a vaga, garantindo à empresa um diferencial no mercado em que atua, afinal são os colaboradores que fazem “a cara do negócio”.
- Ampliação da capacidade de atração de candidatos
Ter um software que esteja integrado com diversas plataformas de banco de curriculos e também que tenha capacidade de divulgações de campanhas de marketing digital em redes sociais é fundamental para amplair as oportunidades de atrair mais candidatos para o processo.
Ferramentas x Metas
Vale dizer que antes de comprar a licença de um sistema digital para seus processos de recrutamento, é preciso definir as metas que espera alcançar com essa aquisição. “Primeiro é preciso pontuar o que tem sido falho no método atual e a expectativa de mudança com o uso da automação”, diz Marcelo. “Se você está com dificuldade de encontrar tempo para analisar o perfil dos candidatos, por exemplo, o software ideal será aquele que otimiza o processo de triagem e seleção. A análise dos melhores currículos é automática e a ferramenta fornece um levantamento daqueles mais qualificados para a vaga”, explica. Outras empresas já possuem dificuldade em acessar potenciais candidatos. Neste caso, o software deve focar em integrações e campanhas de marketing digital, inclusive, fortalecendo a marca empregadora da empresa. Atuar com recrutamento inbound é uma boa solução para empresas que se encontra com esta dificuldade.
Se algumas empresas têm barreiras e dificuldades para implementar as soluções trazidas pelas startups, outras já começaram a experimentar as tecnologias voltadas para a área e não voltam atrás. “Todo processo de mudança cultural exige empenho e por isso a transição não é imediata. O aceite da inovação pela liderança e da crença que o resultado virá é fundamental para a mudança. É preciso ceder às inovações e transformações que as HR Techs podem trazer ao negócio”, conclui Marcelo.
Conteúdo por: Mundo RH