Uma tendência que vem ganhando força no setor de R&S é o recrutamento humanizado. Para atrair os melhores talentos, não basta apenas oferecer uma boa remuneração e benefícios. É preciso garantir transparência e clareza ao longo do processo e humanizar esta experiência é um passo importante que trará diversos benefícios à sua empresa.
De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela American Staffing Association Workforce Monitor, 69% dos entrevistados acreditam que os processos seletivos são muito impessoais e 80% deles sentem falta de feedbacks sobre as candidaturas. Se essa é a impressão que fica, ela pode ser bastante negativa para seu negócio e por isso, focar no recrutamento humanizado é uma questão que ganha cada dia mais importância tanto para que você aprimore seus processos, quanto para a experiência dos candidatos.
A ideia do recrutamento humanizado é proporcionar experiências positivas ao candidato ao longo das etapas, visando tornar sua jornada até a possível contratação o mais amigável possível, sempre ancorado na transparência e empatia.
Humanizar este contato torna seu processo mais inclusivo, além de fortalecer a sua marca empregadora, pois candidatos que têm experiências negativas são mais propensos a deixar de participar de outros processos seletivos, desencorajam a participação de outras pessoas e até mesmo deixam de utilizar produtos da sua empresa.
E apesar de parecer contra intuitivo, a tecnologia tem um papel fundamental para humanizar o processo e explicaremos abaixo como ela pode te ajudar com isso.
O que é o recrutamento humanizado e como a tecnologia pode apoiá-lo
A figura do recrutador é vital para tornar o processo mais humanizado. Como principal interface é ele o responsável por trazer fatores como a empatia e tato na comunicação. Muitas vezes uma postura mais fria e intimidadora do recrutador durante uma entrevista ou ao longo do processo pode causar insegurança e nervosismo ao candidato, inibindo o seu potencial e até mesmo o tirando-o na disputa pela vaga.
Atitudes como essa são prejudiciais para ambos os lados. A empresa perde, pois tem mais chances de errar na escolha. Já o candidato não se sente acolhido e poderá ir buscar oportunidades em outros lugares.
E neste ponto, a digitalização dos processos seletivos, quando bem feita, ajuda a dar um caráter mais humano. Com o auxílio de plataformas digitais como a Reachr, é possível otimizar todas as etapas operacionais do processo seletivo e assim torna-lo mais assertivo e acolhedor.
A tecnologia também oferece funcionalidades que permitem o envio de feedbacks a todos os candidatos, garantindo que o recrutador possa focar melhor nos aspectos mais estratégicos. Recursos como a Inteligência artificial e o machine learning presentes na plataforma otimizam o processo de triagem dos currículos e garante que todos serão analisados.
Além disso, a plataforma proporciona a customização total do seu processo para se encaixar às suas necessidades, assim como contribui para a redução de tempo, assertividade nas contratações e consequente aumento de produtividade da sua equipe.
Os candidatos também saem ganhando com o recrutamento humanizado, pois uma experiência positiva durante o recrutamento colabora para tirar o nervosismo do processo e permitir a demonstração integral das suas capacidades, o que também auxilia o recrutador.
Agora que você entendeu como a tecnologia pode te ajudar a humanizar seu processo, confira três dicas para já incluir nas próximas contratações:
Fornecimento de feedbacks em cada etapa do processo:
Uma das piores coisas para um candidato é não saber o que está acontecendo em relação ao andamento do processo. Sempre dê retorno aos candidatos sobre o preenchimento da vaga. A tecnologia permite fornecer esse retorno de forma automática e personalizada durante todas as etapas, garantindo transparência com o candidato.
Transparência com o candidato:
A transparência começa desde o planejamento e definição do cargo. A imensa maioria dos candidatos preferem que todas as informações estejam disponíveis na descrição da vaga, evitando assim qualquer mal-entendido no meio do caminho. Além disso, informe ao candidato sobre quais são as etapas do processo e caso ele vá avançando, orientações em relação aos próximos passos.
Comunicação clara e empática:
Algo a se considerar também durante a realização das entrevistas é o rapport, técnica usada para a criação de vínculos. Essa prática contribui para uma comunicação mais aberta e empática no decorrer da conversa, o que ajudará o candidato a se soltar no processo.
Humanizar seu processo seletivo é uma ótima forma de fortalecer sua marca empregadora, ajudar na atração de talentos e tornar seu processo mais eficiente.