Home Carreiras Liderança situacional: O que é, benefícios e como adotar

Liderança situacional: O que é, benefícios e como adotar

por Marcelo Braga
liderança situacional

Conforme a diversidade dentro do ambiente de trabalho é mais aceita e celebrada, a facilidade de usar apenas um único estilo de liderança para comandar uma equipe com vários perfis e histórias de vida distintas não é exatamente o modelo mais efetivo de gestão. É exatamente por isso que a liderança situacional tem se tornado popular dentro do mundo corporativo.

Neste artigo, você vai conhecer o que é a liderança situacional, quais são seus estilos, as caraterísticas que um líder situacional deve ter, bem como dicas para implementá-la na sua empresa:

O que é a liderança situacional?

A liderança situacional é um modelo na qual o estilo de liderança é modificado de acordo com o contexto da equipe e os colaboradores que a compõem. A teoria da liderança situacional foi desenvolvida por Paul Hersey e Ken Blanchard em 1969. Para eles, não existe um estilo de liderança que seja efetivo para todas as pessoas em todos os cenários.

Pelo contrário, um bom líder é aquele capaz de adaptar sua forma de liderar conforme as necessidades da sua equipe e do contexto do ambiente de trabalho. Afinal, o estilo de liderança que funciona com um colaborador pode não funcionar com o outro!

Os 4 estilos de liderança situacional

Os autores descrevem 4 tipos de liderança que podem ser aplicados de acordo com a situação enfrentada:

E1 – Direção: Esse estilo funciona melhor quando a equipe e/ou o colaborador requer uma supervisão mais próxima e acompanhamento regular. Aqui, há pouca autonomia para a equipe: O líder toma as decisões e deve ensinar a equipe como executar as funções, mostrando o que deve e o que não deve ser feito. Há um direcionamento até que o colaborador se sinta confiante para realizar a tarefa sozinho. É importante para receber novos membros na equipe.
E2 – Persuasão:  Esse estilo é mais efetivo quando a equipe ou o colaborador tem alguma familiaridade/competência com o que lhe será exigido ou quando a equipe está desmotivada. Aqui, o líder está aberto a feedbacks e insights para impulsionar a participação e as responsabilidades da equipe, ajudando-os a melhorarem suas habilidades, bem como facilita a manutenção do engajamento do time.
E3 – Participação: Esse estilo tem maior efetividade quando a equipe tem a capacidade necessária para participar do planejamento e dos processos decisórios. Aqui, o líder adota um modelo mais democrático de gestão, permitindo que os colaboradores tomem as decisões em suas áreas de expertise.
E4 – Delegar: Esse estilo é mais efetivo quando a equipe ou o colaborador tem alto nível de competência e está motivada. A liderança por delegação é representada pela autonomia e liberdade, implicando em pouca supervisão do líder, uma vez que a equipe tem a motivação e a habilidade necessária para realizar as tarefas.

Nível de prontidão dos colaboradores

Os estilos de liderança situacional representados acima são mais efetivos quando combinados com um dos 4 níveis de prontidão dos colaboradores:

Baixa vontade e baixa capacidade: Os colaboradores são novos na tarefa e /ou não tem conhecimentos, habilidades e disposição para conseguir realizá-la. Um estilo de liderança direcionador pode ser o caminho ideal.
Alta vontade e baixa capacidade:  Aqui, os colaboradores já possuem certa experiência na realização das tarefas, estão dispostos e motivados, mas ainda precisam de apoio. Aqui, um estilo de liderança persuasivo é o melhor caminho.
Baixa vontade e alta capacidade: Os colaboradores têm as habilidades e a experiência necessárias para realizar a tarefa, mas não estão motivados nem dispostos o suficiente para isso. Aqui, um estilo de liderança que incentive a participação da equipe pode ser bem efetivo.
Alta vontade e alta capacidade: Os colaboradores são qualificados, estão motivados e dispostos para fazer as tarefas com liberdade e autonomia. Aqui, o líder pode empoderar os colaboradores através de um estilo de liderança que encoraje a autonomia da equipe.

Características de um líder situacional

A liderança situacional requer que os líderes saibam diferentes estilos de gestão e consiga navegar entre eles, algo que exigirá tempo e prática até se chegar no ponto ideal. Um gestor pode ter um estilo de liderança favorito e se manter preso a ele.

Entretanto, assim como para construir uma casa são necessárias diferentes ferramentas, para construir uma liderança verdadeiramente efetiva para conseguir lidar com os desafios apresentados pelas novas gerações de talentos, é preciso estar disposto a adaptar-se e a usar abordagens distintas conforme necessário para conseguir atingir os melhores resultados.

Um bom líder situacional deve desenvolver as seguintes habilidades:

Flexibilidade

Um líder situacional presta bastante atenção as diferentes necessidades da sua equipe, bem como suas mudanças ao longo do tempo. Com isso, ele é capaz de adaptar seu estilo de gestão a essas demandas para conseguir extrair o máximo da sua equipe e conseguir os melhores resultados

Escuta ativa e claro direcionamento

O líder situacional precisa colocar à prova suas habilidades de escuta para conseguir entender a situação e quais são as necessidades da sua equipe para poder trabalhar na melhor solução. Também é parte da missão do líder oferecer o suporte e direcionamento necessários para cada membro da equipe.

Encorajar a participação

É parte das atribuições do líder situacional buscar desenvolver maneiras de criar segurança psicológica no ambiente de trabalho. Eles proporcionam oportunidades para que os colaboradores possam compartilhar seus pensamentos, opiniões e experiências. Bem como conseguem delegar autoridade à equipe quando necessário.

Ser um técnico

Para melhorar sua efetividade, o líder situacional deve trabalhar sua habilidade de ensinar e treinar diferentes aspectos do desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, o líder será capaz de entender em qual nível está o colaborador e apoiá-lo até o nível em que ele precisará alcançar.

Benefícios da liderança situacional

Adotar a liderança situacional pode trazer diversos benefícios para você. Abaixo listamos alguns deles:

Aumento da produtividade

Um benefício da liderança situacional é que ajuda a melhorar a produtividade geral da equipe. Isso porque como cada membro do time tem diferentes níveis de habilidade e motivação, usar um estilo adaptativo de liderança te permite avaliar todo mundo separadamente e assim, conseguir extrair o máximo de todos.

Valoriza as pessoas

A liderança situacional foca nas pessoas em primeiro lugar. Usar um estilo único de liderança é como tentar encaixar todos em uma única caixa. Adaptar-se às necessidades da sua equipe ajuda a aumentar o nível de engajamento do time e fornece a oportunidade para que seus colaboradores cresçam pessoal e profissionalmente.

Redução de conflitos internos

O líder situacional desenvolve habilidades de comunicação e empatia, melhorando assim seu relacionamento com a equipe.  O líder passa a conhecer os membros da sua equipe para entender o que eles precisam e assim, forma um time feliz e engajado nas suas funções. Com isso, os conflitos internos tendem a se reduzir drasticamente.

Como implementar a liderança situacional?

Abaixo, deixamos duas dicas propostas pelos criadores da teoria da liderança situacional para implementar esse estilo de gestão na sua empresa:

Conheça as tarefas e as prioridades

O primeiro passo dado por Hershey e Blanchard para implementar a liderança situacional é ter claro quais são as tarefas mais importantes para sua empresa ou departamento. Essa é uma importante consideração para saber qual estilo de liderança adotar. Por exemplo, se as rotinas e tarefas estiverem voltadas à produção, um estilo mais direcionado pode ser mais efetivo. Bem como se as tarefas envolverem relacionamento com clientes, um estilo mais voltado ao engajamento é mais funcional.

Saiba o nível de preparação dos colaboradores

Em muitos casos, o nível de prontidão e maturidade da sua equipe exerce grande influência na seleção de estilo de gestão. Essa preparação inclui não apenas a capacidade técnica, mas também a confiança e as características pessoais para performar as tarefas. Quanto mais preparados forem seus colaboradores, mais autonomia e liberdade seu estilo de gestão pode ser.

Gostou deste artigo? Assine a nossa newsletter e leia mais artigos como esse. Estamos sempre conectados com as soluções mais inovadoras em recursos humanos. Siga a Reachr nas redes sociais.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário