Na era digital, várias interações passaram a ocorrer através da internet, inclusive o anúncio de vagas. Porém, mesmo com todas essas ferramentas à sua disposição, ainda é necessário saber fazer uma boa descrição de cargos e funções em seus anúncios.
Uma descrição de cargos incorreta pode dificultar bastante o processo seletivo, pois atrai profissionais pouco qualificados e pode gerar desconfiança nos mais experientes. Para ajudar você a não cair em nenhuma armadilha, separamos aqui algumas dicas que vão melhorar a descrição de cargos e funções da sua empresa. Acompanhe.
Identifique sua empresa
O primeiro passo para uma boa descrição é falar sobre seu negócio. Nome da empresa, contatos, área de atuação, entre outros dados, são obrigatórios para gerar credibilidade. Sem essas informações, o anúncio em si parecerá bem suspeito.
Esclareça as atividades de trabalho
A base para todos os dados que serão exigidos do candidato são as atividades diárias que ele vai realizar. Se você ainda não tem isso bem delineado, converse com o gestor responsável e trace quais são essas atividades. Isso facilitará a integração de novos colaboradores.
Defina bem a formação do candidato
Outro fator de eliminação muito forte é a área de formação que você busca para ocupar o cargo. Trabalhos que exigem mais especialização devem ser ocupados por profissionais qualificados, e isso deve ser informado antes que eles façam a candidatura.
Tenha atenção à experiência exigida
Se há experiência mínima requisitada para ocupação do cargo, esse tempo deve ser informado na descrição de cargos. Se você não passar esses dados logo no início, terá que eliminar ainda mais candidatos com base em experiência, o que aumenta o trabalho da sua equipe.
Envolva o gestor do cargo no processo
Se você quer evitar erros na descrição de cargos e funções para qualquer anúncio de vaga, a melhor atitude é envolver o gestor na elaboração da proposta. Afinal, ele já sabe todo o trabalho que será necessário e quais são as exigências.
Crie uma proposta de valor atrativa para os profissionais
Além da descrição de cargos e funções, o anúncio também precisa incluir algum aspecto positivo do seu negócio, algo que chame a atenção dos profissionais e aumente suas chances de atraí-los para a empresa.
Seja o mais claro e sucinto possível
Um dos maiores erros de quem faz um anúncio de vaga é colocar informações muito vagas ou excessivas. Há uma estrutura adequada para esse anúncio, que inclui:
- identificação;
- organograma;
- missão;
- atividades;
- formação acadêmica;
- experiência exigida;
- competências;
- treinamentos obrigatórios.
Se tiver que dar algum outro detalhe, foque apenas o necessário.
Inclua aspectos comportamentais
Além das informações técnicas, também é uma boa ideia incluir o comportamento que você espera dos seus colaboradores. Dinamismo, disciplina, comprometimento, proatividade, entre outros. Isso tudo também informa o tipo de empresa que você tem e o que cada um pode esperar do cargo.
Agora que você tem essas dicas, pode fazer a descrição de cargos e funções nos seus anúncios de vagas com mais eficácia. Mesmo que os ajustes sejam pequenos, você logo vai notar como eles facilitam o seu trabalho.
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