As atitudes que cada colaborador toma no dia a dia são tão importantes quanto sua formação, suas experiências anteriores e suas indicações. Alguém com todas as qualificações ainda pode ser incompatível com uma vaga que exige um perfil diferente do apresentado. Por isso a avaliação das competências comportamentais nas organizações é um tema cada vez mais relevante para os processos de recrutamento e seleção.
É verdade que a maioria das empresas contrata com base no currículo. Afinal, as qualificações profissionais são a base para a atuação em qualquer área. Porém, a maioria também demite devido aos fatores comportamentais, pois alguém que não se encaixa na cultura da empresa tende a ser bem menos produtivo do que poderia. Mesmo o profissional mais experiente apresenta baixa produtividade, caso não se encaixe em seu ambiente de trabalho.
Para esclarecer melhor a importância de avaliar este tema nas empresas e como tornar isso parte do seu trabalho de recrutamento e seleção, vamos explicar um pouco mais sobre sua importância e dar algumas dicas para colocar essa ideia em prática. Acompanhe.
Por que os aspectos comportamentais são importantes no processo seletivo?
Como já mencionamos, as atitudes de um profissional são igualmente relevantes em relação ao seu nível de conhecimento. Se você tiver a oportunidade de conhecer mais sobre seu comportamento e suas tendências antes de incluí-lo em sua equipe, vai ter várias vantagens. Assim, podemos destacar os seguintes:
Seleção mais assertiva de cada candidato
Ter que demitir alguém por motivos comportamentais logo após ele ser integrado em seu negócio não é algo interessante. Especialmente quando outros candidatos apresentaram bom potencial e tinham mais chances de se adaptarem à cultura da empresa (fit cultural). Tudo isso demanda tempo e a vaga continuará sem ser preenchida, o que é bem prejudicial para o desempenho de qualquer área.
Fazer uma avaliação das tendências de comportamento esperado pela organização, ou mesmo pela vaga, antes de decidir quem será contratado pode evitar esse tipo de problema. Desde que todos os candidatos filtrados até o momento atendam aos critérios de formação e qualificação profissional, os aspectos comportamentais serão de maior peso na determinação do seu desempenho.
Redução da rotatividade
De forma simples, a rotatividade é a frequência com a qual os membros da sua equipe precisam ser substituídos. Quanto mais frequente, maior tende a ser o custo para a empresa, seja com novas contratações e processos seletivos, seja com custo de oportunidade, seja com custos de treinamento e desenvolvimento, o que pesa bastante no desempenho do negócio e na agenda de trabalho dos profissionais de recursos humanos.
A avaliação das competências comportamentais nas organizações é uma forma de reduzir esse índice. Como cada contratação tende a ser mais assertiva e eficiente, as chances de ter que fazer alterações em sua equipe tende a ser bem menor. Como consequência, o custo e a perda de desempenho gerados pela rotatividade do seu negócio são bem menores.
Estabelecimento de sua alocação com mais eficácia
Nenhuma pessoa se encaixa perfeitamente no comportamento desejado pelo negócio logo de cara. Ele vai precisar de algum tempo para entender como a área funciona e como ele se encaixa nesse espaço. Não só em questão de atuação profissional, mas principalmente em suas dinâmicas com relação ao resto dos profissionais.
Em muitos casos, é necessário que haja um processo de integração, especialmente com profissionais recém-chegados ao mercado de trabalho. É um pequeno investimento de tempo e energia que contribui bastante para o desenvolvimento desses novos colaboradores e gera excelente retorno. E será mais fácil obter resultados relevantes se você tiver uma boa noção do perfil comportamental de cada um.
Desenvolvimento individual dos colaboradores facilitado
Por fim, mas não menos importante, ao acompanhar as competências comportamentais de cada colaborador nas organizações, você também pode avaliar quais devem ser os principais atritos que ele sofrerá a medida que se integra na empresa. E, com essa antecipação, você pode se planejar para lidar com esses problemas antes que eles se tornem mais graves.
Isso pode envolver a implementação de treinamentos, conversas com os gestores, entre outras coisas. Mais uma vez, é um trabalho realizado como prevenção contra outras complicações.
Como promover a análise do comportamento organizacional nas empresas?
Agora que você entende esse conceito, a questão é: como aplicá-lo em seu processo de recrutamento e seleção? Veja aqui alguns pontos para se guiar.
Defina os comportamentos desejados para cada vaga
Antes de falar em avaliação de comportamento ou mesmo anunciar uma vaga, você precisa ter um “comportamento ideal” em mente. Essa será a base para a elaboração de todas as suas observações. Além disso, mesmo que você avaliasse seus candidatos, se não houver um padrão desejado, não será possível usar essa análise como critério.
Para definir o que você busca, basta olhar para sua cultura empresarial e para a área onde o candidato vai atuar. Se necessário, converse com o gestor da vaga e defina com mais clareza o tipo de colaborador que ele precisa.
Escolha uma metodologia de avaliação
Existem várias formas de medir e analisar o comportamento organizacional nas empresas e uma delas é o sistema DOM, uma ferramenta de análise comportamental, chancelada pela Universidade de São Paulo (USP), capaz de auxiliar na definição das principais habilidades do candidato de acordo com a cultura da empresa e necessidades do cargo e então realizar o “match” entre empresa e candidato, baseado em 15 pilares de conhecimento.
Use um software de recrutamento e seleção
Graças à tecnologia, é possível colocar muitas dessas metodologias em prática com mais facilidade e em maior escala. Um software de R&S facilita bastante o seu trabalho aqui, pois permite uma análise mais ampla de vários dados.
Há softwares que podem ser integrados ao sistema de ATS da sua empresa, otimizando o processo de análise e ajudando a determinar quais candidatos se encaixam melhor no perfil comportamental que você busca. Além disso, você pode voltar essa ferramenta para o público interno, fazendo uma avaliação das áreas e da cultura da empresa.
Com todas essas informações, fica bem clara a importância de avaliar as competências comportamentais nas empresas, especialmente durante o processo de recrutamento e seleção. Ser mais criterioso com as admissões é melhor que ter de lidar com vários desligamentos.
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