Home Dicas Carreira Como montar um plano B na sua carreira e não se arrepender?

Como montar um plano B na sua carreira e não se arrepender?

por Marcelo Braga
mulher escrevendo, pesando na carreira plano b

A cada dia, a estabilidade é uma palavra que vem perdendo força no mercado de trabalho – e até mesmo pessoas que ingressaram em órgãos públicos por meio de concurso público não têm as mesmas garantias de antigamente. Por isso, ter um plano B na carreira é importante para garantir a tranquilidade.

Mas quais são os passos para criar uma alternativa viável e gratificante? Como aproveitar seu tempo livre para fazer um bom planejamento? Como fazer uma transição quando ela não é desejada, como no caso de uma demissão?

Para tirar todas essas dúvidas, elaboramos este artigo. Continue a leitura e descubra como encontrar o seu plano B!

Elabore um Plano B na carreira nas horas vagas

Se ainda não sabe qual será seu plano B, o passo inicial é fazer um brainstorm. Quais são suas competências e habilidades? O que te faz brilhar os olhos? Quais os seus principais objetivos na sua vida profissional?

Quanto mais autoconhecimento você tiver, menor será o tempo gasto na busca pela alternativa ideal e mais fácil será a adaptação.

Montar o plano B enquanto ainda estiver no mercado é a melhor alternativa. Obter informações, capacitar-se em novas habilidades e testar um novo modelo de negócios são ações mais do que recomendadas.

Considere empreender como uma alternativa

Empreender é uma ótima alternativa para uma mudança de carreira, especialmente se o seu estilo de vida e os seus interesses estiverem relacionadas ao empreendimento.

Você pode começar como um hobby. Em seguida, estruturá-lo gradativamente, transformando-o em um negócio que pode ser tocado até nas horas vagas.

Em pouco tempo, você conseguirá perceber que o negócio pode virar o seu plano B ou se precisará pensar em alternativas adicionais para empreender.

Desenvolva sua capacitação profissional

Conhecer as suas lacunas dará a possibilidade de capacitar-se e se tornar um profissional mais preparado para novos desafios. Cursar uma pós-graduação ou MBA, desenvolver fluência em novo idioma ou conseguir uma certificação são grandes diferenciais para a carreira.

Participar de cursos, palestras e seminários faz com que você amplie sua rede de contatos, podendo ajudar no seu novo rumo ou a sua recolocação no mercado. A atualização do currículo de acordo com seus objetivos também é um ponto essencial.

Faça a transição com segurança

Todo o tempo que você trabalhou em sua primeira carreira não foi em vão: os conhecimentos adquiridos serão utilizados em toda a sua vida profissional e serão essenciais na sua nova jornada.

Trabalhe com novas ideias, pensando no que gostaria de fazer em um novo empreendimento ou novo emprego. Não basta apenas fugir da ocupação atual ou refletir sobre a viabilidade da nova carreira – é preciso pensar se você gostará de desempenhar essa atividade.

Estabeleça metas claras, elabore planos de ação, crie indicadores e faça follow ups para acompanhar sua evolução. Dessa forma, o seu processo de transição será muito mais seguro e eficaz.

Não importa quais são os seus objetivos. Para que o seu plano B seja bem-sucedido, é preciso planejamento. Utilize as horas vagas para se planejar, estabeleça metas e acompanhe de perto sua evolução.

Empreenda em horário ou dias alternativos e desenvolva novas habilidades. Dessa forma, em vez de motivos para se arrepender, certamente sua transição para o plano B na carreira trará muita satisfação pessoal!

Você conhece alguém que está passando por uma fase de transição e precisa de ajuda? Então compartilhe essas dicas em suas redes sociais e ajude os seus amigos a se preparar para esse desafio!

Gostou desse artigo? Quer estar por dentro de novas ideias para aprimorar sua carreira? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre bem informado.

Você pode gostar também de

2 Comente

José Paulo fernandes 23 de agosto de 2023 - 08:17

Muito bom os conselhos.Esse e o caminho.Eu graças a Deus já tenho um plano B e posso dizer que os passos para o sucesso estão aqui neste artigo.parabens

Resposta
José Paulo fernandes 23 de agosto de 2023 - 08:18

Muito bom os conselhos.

Resposta

Deixe um comentário