Você sabe como definir prioridades na gestão de ? Talvez isso não pareça tão importante, mas a verdade é que faz toda a diferença para o setor. Além de melhorar os resultados de cada profissional dentro da empresa, essa estratégia otimiza processos e aumenta a produtividade.
Saber quais são seus objetivos e ter uma boa organização contribui, ainda, para a redução de estresse e para evitar prejuízos. Assim, é fundamental começar a pensar em como definir prioridades no seu dia a dia. Confira a seguir nossas dicas para colocar isso em prática!
Utilize a tecnologia como sua aliada
A tecnologia pode contribuir de diferentes formas para a empresa, inclusive na organização de tarefas. Existem muitas ferramentas, como planilhas virtuais, que permitem visualizar e distribuir seus afazeres. Além disso, é possível agilizar alguns processos com o uso de softwares de RH, por exemplo, o que otimiza seu trabalho e lhe garante mais tempo para dedicar às suas prioridades.
Conheça bem seu time para delegar tarefas quando necessário
Para ter mais eficiência e cumprir com as prioridades sem problemas, é importante dividir certas tarefas entre o time de colaboradores. No entanto, isso não deve ser feito de qualquer jeito: é preciso conhecer as habilidades e competências das pessoas, para ver qual tipo de atividade combina melhor com cada uma delas. Assim, o trabalho fica benfeito e seus resultados são mais seguros.
Invista em treinamentos para uma equipe mais proativa
Desenvolver a proatividade da sua equipe faz toda a diferença na hora de seguir suas prioridades. Permita que os colaboradores exercitem essa habilidade, ajudando a definir o que é mais importante e tomando iniciativas. Pode ser uma boa ideia realizar treinamentos sobre o assunto. Assim, seu time fica bem mais produtivo e as prioridades se solucionam mais rapidamente.
Siga um cronograma
Saber seus prazos, conhecer a complexidade de cada tarefa e se planejar são passos essenciais para se definir prioridades. Como mencionamos acima, existem muitas ferramentas que podem lhe ajudar, mas o cronograma é, sem dúvidas, uma das mais importantes.
Utilize-o para marcar todas as datas, decidir o que deve ser feito a cada dia (qual é o passo a passo para cumprir cada afazer?) e o que é mais importante no momento. Permita que toda a equipe tenha acesso a esse material e permaneça sempre o acompanhando, para não perder o controle. Vale lembrar que todas as mudanças de planos devem ser informadas nesse instrumento.
Pense em soluções rápidas para imprevistos
Imprevistos acontecem e não podemos ter controle sobre isso, mas podemos nos preparar e nos prevenir. Uma alternativa é pensar em pontos que podem dar errado em cada atividade e ter sempre um plano B. Se a entrega de uma tarefa atrasar, por exemplo, o que pode ser feito?
Além disso, permitir que seu cronograma, seus métodos e sua rotina sejam flexíveis também é importante. Se acontecer algo inesperado, é melhor se concentrar nas adaptações que podem ser feitas do que ficar se estressando e cobrando dos outros (ou de si mesmo).
Saber como definir prioridades é uma forma de não ter grandes prejuízos, mesmo quando imprevistos vierem. Vale lembrar que cada pessoa vai encontrar o melhor método para se organizar, mas essas dicas podem servir como base para variadas rotinas e técnicas.
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