Quem já esteve na posição do candidato sabe que é comum criar expectativas quando se participa de um processo seletivo. Quanto mais se avança nas fases, mais esse sentimento cresce, especialmente quando se chega a entrevista, afinal, nessa fase as chances de contratação são maiores. Os profissionais em busca de recolocação ou em transição de carreira investem seu tempo, energia e até mesmo recursos financeiros, para participar de processos seletivos.
Por isso, dar a eles um posicionamento sobre essa participação, ainda que seja um feedback negativo, demonstra respeito e responsabilidade da empresa com essas pessoas. Receber um não e entender o motivo, pode ser um incentivo para que os candidatos sigam a diante e busquem corrigir possíveis falhas, aperfeiçoando suas habilidades para futuras oportunidades.
Neste artigo, a Reachr traz uma reflexão sobre o quão relevante é o retorno da empresa para quem participa dos processos seletivos, além de dicas sobre como o recrutamento digital pode auxiliar nos feedbacks automatizados. Acompanhe!
Por que dar feedbacks aos candidatos reprovados?
O processo de recrutamento e seleção é o primeiro contato que o candidato estabelece com a empresa, por isso, ele precisa ser coerente com os valores e propósitos que a organização prega. Nesse sentido, demonstrar respeito pelo tempo e pela disponibilidade dos candidatos é fundamental. Ainda que feedbacks negativos não seja o esperado, ele demonstra que o processo é uma via de mão dupla e que todo o investimento por parte do profissional pode ser recompensado pela empresa com informações relevantes, que colaborem para o seu aprimoramento profissional.
De acordo com Marcelo Braga, headhunter e fundador da Reachr, os profissionais que não recebem feedback dos processos seletivos que participam tendem a se sentir mais frustrados e desmotivados. “Feedbacks negativos, quando adequados, apontam caminhos para que o candidato seja mais assertivo da próxima vez. Ele pode ser um orientador para a busca por mais qualificação, ou para reflexões sobre os caminhos que o profissional precisa seguir para chegar onde pretende. Por outro lado, a falta de retorno, não agrega. Enquanto as pessoas aguardam por respostas que não chegam, elas emocionalmente, tendem a não se desvincularem daquela oportunidade, sentindo-se incapazes e frustradas”, opina Braga.
A falta de posicionamento da empresa é uma reclamação muito comum entre candidatos quanto a fase de recrutamento e costuma ser bastante relatada em plataformas como o Linkedin. Essa postura pode interferir de forma negativa na imagem da instituição.
Abaixo, listamos algumas razões que podem contribuir para o crescimento do candidato:
Proporcionar crescimento ao candidato
O feedback em processos de recrutamento nada mais é do que o retorno dado pelo recrutador ao profissional que participou do processo seletivo. Nele, devem ser ressaltados os pontos positivos do candidato e os pontos que precisam ser melhorados (aqueles que levaram a empresa a optar pela contratação de outra pessoa). Essa crítica construtiva abre para o especialista várias oportunidades de melhoria e direcionamentos para a sua capacitação, o que tornará seu currículo ainda mais atrativo.
Melhorar a imagem da sua empresa
Assim como o recrutador está avaliando o candidato, o contrário também acontece. Durante o processo seletivo, o profissional fica atento ao ambiente de trabalho, à postura do gestor, aos recursos disponíveis e a outros aspectos que o possibilitam imaginar como seria sua rotina de trabalho no local. Quando a empresa não se compromete em dar o retorno para o candidato depois da realização do processo seletivo, ele se sente desvalorizado pela organização e atribui à instituição uma imagem negativa.
Realizar o marketing gratuito
O candidato que você recusa pode trabalhar futuramente para os seus fornecedores ou para os clientes de sua empresa. Ou seja, o profissional que não recebeu um retorno sobre o processo seletivo pode prejudicar a imagem da sua instituição.
Contudo, quando ocorre o contrário e a empresa dá o retorno do processo seletivo, o profissional valoriza a postura da instituição e pode contribuir para o seu marketing gratuito. Essa divulgação proporciona mais visibilidade no mercado de trabalho e mais valor para outros profissionais.
Ajudar o candidato a tomar uma decisão
Durante a busca por um emprego, os profissionais mandam currículos para todas as vagas que acreditam se encaixar no seu perfil. Quem já ficou um tempo procurando por emprego, sabe o quanto é desgastante a busca por uma oportunidade profissional e o quanto é ruim ficar na expectativa de ser chamado por uma empresa e não ter nenhum retorno.
Em muitos casos, acontece de o candidato ficar esperando a resposta de uma entrevista antes de optar pela empresa A ou B. Assim como a empresa busca pelas melhores opções no momento da tomada de decisão, o mesmo acontece com quem busca por um emprego e precisa tomar sua decisão.
Como dar feedbacks negativos?
Na verdade, ninguém realmente quer receber uma resposta negativa, mas esse retorno pode impactar positivamente na carreira do candidato. Existem diversas formas de dar feedbacks negativos e uma boa dica é descrever quais foram as habilidades, competências, e outras questões específicas da vaga que não estavam alinhadas ao perfil do candidato. Caso o profissional tenha passado por algum teste com resultados e mapeamentos de perfil é interessante disponibilizar o resultado para que ele tenha clareza do que precisa desenvolver. Outra recomendação é sempre deixar a porta aberta, ou seja, destacar que o currículo continuará no banco de talentos da empresa, podendo ser aproveitado em uma oportunidade futura.
Como as plataformas de recrutamento digital podem auxiliar na entrega de feedbacks
Caso a sua empresa já esteja convencida da importância dos feedbacks em processos de recrutamento e seleção, mas ainda não saiba como realizar diante de tantas demandas, a solução pode estar na automação. Ainda que não pareça, essa alternativa pode ser um método totalmente viável para entregar feedbacks. As plataformas de recrutamento digital são aliadas dos recrutadores nesse momento, com o recurso de enviar mensagens transacionais para os candidatos, avisando a eles sobre o status do processo, comunicando sobre novas etapas ou enviando um feedback customizado que vai posicionar as pessoas da aprovação ou não aprovação no processo seletivo.
Além disso, com as plataformas digitais é possível realmente manter o currículo do candidato no banco de talentos para que ele seja selecionado para futuras vagas que estejam de acordo com o perfil.
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