Com os avanços da tecnologia, vem crescendo nas organizações o uso de recursos como recrutamento e a parceria entre marketing digital e RH. Essas novas tendências estão revolucionando os processos dos recursos humanos e, por isso, muitos profissionais ficam receosos com esta transformação, preocupado com o impacto em suas funções.
Contudo, na verdade, esse não é o caso. Neste post vamos explicar justamente que existem muitas vantagens em se aliar marketing digital e RH. Antes de mais nada, é válido lembrar que é importante fazer algumas adaptações, como se atualizar e adquirir novos conhecimentos.
Aprender sobre o recrutamento digital pode fazer muita diferença no seu dia a dia, como veremos a seguir. Confira como essa tecnologia contribui para os recursos humanos!
Uso de canais de comunicação como estratégia para o recrutamento
Ao aliarmos marketing digital e RH, podemos gerar um alcance muito maior para a empresa, por meio das redes sociais, por exemplo. Quando divulgamos uma vaga de emprego nesses canais, ela atinge uma maior visibilidade, já que grande parte do público utiliza esses meios de comunicação.
Assim, você atrai candidatos e, ao mesmo tempo, promove a organização. Afinal, ali também se encontra um espaço para mostrar quem vocês são e como vocês trabalham. Ao terem esse vislumbre da empresa, os profissionais que se identificarem vão desejar trabalhar nela, o que, por sua vez, ajuda a encontrar talentos compatíveis com o seu fit cultural.
Possibilidade de oferecer treinamentos para outros setores da empresa
Com os recursos digitais, fica muito mais fácil divulgar treinamentos e repassar conhecimento aos colaboradores. O marketing permite a criação de plataformas onde os funcionários têm acesso a materiais, aulas e até cursos gratuitos, de uma forma bem prática.
Assim, o RH consegue otimizar seu tempo e alcançar mais colaboradores de uma só vez. É até uma maneira de articular o trabalho, que envolve lidar com tantos setores diferentes.
Otimização do tempo para encontrar os candidatos ideais
Falando no tempo dos profissionais do setor de RH, convenhamos que uma das coisas que mais os ocupa é a busca pelos candidatos adequados para cada vaga, não é mesmo?
Cada cargo tem suas especificidades e precisa de determinadas habilidades, competências e perfis. Por isso, há um grande trabalho envolvido em filtrar os participantes de um processo de recrutamento até chegar aos que mais se enquadram em cada situação.
Bom, acontece que o recrutamento digital ajuda a facilitar essa filtragem. Com os conhecimentos necessários, você consegue anunciar sua vaga de maneira estratégica na internet, utilizando elementos (como a linguagem e o canal de comunicação) que já atraem, prioritariamente, o público desejado. Isso vai otimizar o seu tempo e até aumentar as chances de acertar na contratação.
Redução de custos do setor de RH
Utilizar a internet para divulgar as vagas e a própria empresa, oferecer treinamentos nos meios digitais, otimizar o tempo do RH e aumentar a assertividade nas contratações. Tudo isso são fatores que ajudam a empresa a economizar com o recrutamento digital.
Isso porque não será preciso, por exemplo, gastar tanto com outras plataformas de divulgação, espaços físicos para treinamentos e processos envolvidos quando há alta taxa de demissão ou turnover. Dessa maneira, o marketing e o recrutamento digital acabam trazendo mais uma consequência vantajosa para os recursos humanos: a redução de gastos.
Agora você já entendeu as contribuições que o marketing digital pode fazer pelo RH e sabe como ela é importante para a sua empresa. Esperamos que este post tenha sido um incentivo a buscar mais conhecimentos na área, pois esse é um grande diferencial. Certamente, a ideia de que uma tecnologia como essa vai acabar com o seu posto de trabalho é um grande mito!
Continue se informando sobre as vantagens tecnológicas e entenda melhor como o recrutamento digital ajuda a reduzir custos!