A Geração Millenium tem, cada vez mais, dominado os ambientes de trabalho. Formada por jovens nascidos entre as décadas de 1980 e os anos 2000, estima-se que sejam 2,3 bilhões de pessoas no mundo.
Para lidar com eles, é preciso manter um certo equilíbrio, ter bom senso e muita disposição. Isso porque os Milleniuns têm vontade de aprender, querem projetar-se de forma mais autônoma, buscam autorrealização e preocupam-se com o meio ambiente e questões sociais.
Concebidos praticamente na era digital, estão acostumados a produzir seus conteúdos na Internet, tornando-se novos empreendedores e até sonhando em abrir uma startup. Mais ainda, desejam equilibrar a vida particular com a profissional.
Para saber mais sobre como comportar-se diante dessa geração, continue a leitura!
Aprenda a lidar com a Geração Millenium
A Geração Millenium tem grande capacidade de inovar e, para isso, apoia-se em diversos recursos digitais. Portanto, para atrair os melhores candidatos, é importante utilizar a tecnologia — selecionar currículos em plataformas on-line e até organizar a entrevista de emprego por videoconferência podem ser alternativas.
Quanto mais autonomia a empresa der a eles, melhor, pois valorizam e vislumbram muito mais do que um salário fixo e benefícios atrativos. Prova disso está em uma pesquisa feita recentemente pela Fundação Instituto de Administração (FIA/SP) com cerca de 200 jovens, nascidos entre 1980 e 1993.
De acordo com o levantamento, 96% dos entrevistados buscam realização pessoal no trabalho — e a grande maioria almeja fazer o que gosta. Portanto, esse profissional vai se sentir mais estimulado a aceitar um novo emprego caso identifique a possibilidade de vivenciar novas experiências, como trabalhar fora do país ou desenvolver projetos socioambientais.
Confira, a seguir, outras dicas para engajar essa geração:
Invista em treinamentos
Uma opção é oferecer programas de educação corporativa. Em geral, eles incluem workshops, oficinas e até webconferências com temas pertinentes à área e função do colaborador, no intuito de ajudar a aperfeiçoar habilidades ou a desempenhar melhor as atividades do dia a dia.
Saiba ouvi-los
A Geração Millenium tem acesso ilimitado às informações e querem dar novas ideias e propor mudanças, a fim de criar uma bela carreira e realizar sonhos pessoais. Então, ouça suas ideias, sabendo ponderar os argumentos.
Mantenha a clareza na comunicação
Esse funcionário faz questão de um feedback — e rápido, de preferência! Seja de gestores ou até dos colegas de trabalho, tem a necessidade de compreender onde está errando e acertando para alinhar os processos, melhorar a performance e, claro, trazer resultados melhores para a companhia.
Ofereça modelos flexíveis de trabalho
Vida particular e profissional devem caminhar juntas para eles. A sugestão é propor horários não tão regrados e até trabalhos remotos. Como conhecem bem a tecnologia, as ferramentas digitais são grandes aliadas. A empresa pode deixar à disposição documentos e pastas compartilhadas em nuvens, na internet, fazer webconferências para reuniões ou ainda criar grupos no WhatsApp para trocar informações.
Valorize o colaborador
Essa geração exige respeito e não quer mais ser tratada apenas como um número. Deixar explícito que a pessoa é bem-vinda na empresa, independentemente de cor, raça, gênero ou religião, é mais que fundamental. Além disso, muitos clientes da empresa também pertencem a mesma geração e, para chegar até eles, seus colaboradores Milleniuns podem ser a conexão.
Esse funcionário, assim como todos, também deseja sucesso na carreira. Só que de um jeito diferente — seja por conta de uma nova ferramenta digital ou um aplicativo recém-descoberto e que o auxilia em alguma função.
Os jovens da Geração Millenium desejam uma sociedade mais igualitária, preocupam-se com questões relacionadas ao meio ambiente, à inclusão de pessoas com deficiência e às classes menos favorecidas. Então, é importante escutá-los e considerar as novidades que levam todos os dias à empresa.
Gostou deste texto? Para continuar recebendo nossas dicas e orientações em primeira mão, assine a nossa newsletter. Até a próxima!