Exemplos de marca empregadora são fáceis de encontrar. No entanto, pode ser difícil utilizá-los sem ter todos os recursos disponíveis que uma Google ou Netflix têm para investir nisso.
Felizmente, estamos aqui para ajudar. Separamos neste artigo 4 exemplos incríveis de campanhas de marca empregadora, juntamente com sugestões sobre como você pode utilizá-los para melhorar a imagem da sua empresa no mercado!
Qual a importância da marca empregadora?
Na era da insensibilidade aos anúncios e acesso universal à informação, os empregadores lutam para adquirir novos talentos. No entanto, a marca empregadora é parte da solução para esse problema.
As ações de marca empregadora mostram e destacam os benefícios de trabalhar para uma determinada organização. Isso dá aos potenciais funcionários uma ideia de como é trabalhar para uma empresa enquanto incentiva uma cultura positiva para os colaboradores atuais.
Segundo o Glassdoor, 84% dos candidatos a emprego consideram a reputação de uma empresa como empregadora importante, tornando a marca empregadora um elemento crucial para as empresas competirem no mercado de trabalho.
Além disso, 86% dos recrutadores concordam que o recrutamento está se tornando mais parecido com marketing, destacando a importância de as empresas estabelecerem uma marca empregadora forte e positiva.
Bons exemplos de marca empregadora
Abaixo separamos 4 bons exemplos de marca empregadora feitos por grandes empresas e sugestões de como você pode aplicar a ideia central no seu negócio e transformar a sua marca!
Exemplo de marca empregadora N°1 Google: Tudo pelo imaginário dos talentos
O trabalho de criação e cultivo da marca empregadora do Google é um dos melhores do mundo. A empresa é conhecida por sua excelente abordagem a seus colaboradores, bem como por sua habilidade em construir um ótimo EVP.
Todos os anos, a empresa recebe aproximadamente 3 milhões de currículos, dos quais seleciona apenas 7.000 novos. Faz todo o sentido, considerando que a empresa faz de tudo para ser o melhor lugar para se trabalhar.
Inúmeros benefícios, espaço de trabalho ao estilo universitário, líderes ágeis e muito mais: tudo isso contribui para explicar como o Google é um ímã de atração de talentos e o melhor exemplo de marca empregadora no mercado.
O Google até tem sua própria produção de Hollywood. Lançado em 2013, “Os Estagiários” com Vince Vaughn e Owen Wilson conta a história de dois quarentões que encontram trabalho no Google e ajuda a mostrar como é a rotina da empresa por dentro. Não é preciso dizer que foi uma das melhores campanhas de marca empregadora do ano.
Como você pode usar essa ideia?
Não, você não precisa criar um filme. Algo que o Google costuma fazer e que é reproduzível é a realização de uma visita para estudantes e possíveis candidatos conhecerem como é um dia de trabalho em sua empresa.
Organize seu trabalho para que sua equipe possa contar aos visitantes e quais são seus desafios diários. Escolha um dia para que esses talentos experimentem sua cultura organizacional ao máximo.
Manter a autenticidade é chave. Os visitantes perceberão rapidamente a encenação e a atuação.
Exemplo de marca empregadora N° 2 Cisco: Conte uma narrativa
A Cisco é frequentemente citada como um exemplo de marca empregadora muito bem-feita. A página de carreiras no site é excelente em fornecer e organizar recursos para os talentos.
Além disso, eles fornecem aos visitantes um sistema de navegação claro pelas vagas disponíveis e informações essenciais de carreira.
A página inicial também contém histórias de sucesso de seus colaboradores, que compartilham insights sobre como é trabalhar na Cisco. Todos os detalhes importantes estão ao alcance do visitante.
Como você pode usar essa ideia?
Defina seus objetivos. A página da Cisco é toda sobre fazer as pessoas se candidatarem em suas vagas e cada detalhe serve a esse propósito.
Planeje a página, os conteúdos, a interface e os extras para contar uma história coerente e levar os participantes à ação adequada.
Isso pode ser agendar uma entrevista, deixar o currículo ou compartilhar um conteúdo das suas redes. O resultado depende do objetivo.
Exemplo de marca empregadora N°3 – Microsoft: Tenha uma causa
Além de ser a empresa líder do setor de software, a Microsoft é uma empresa pela qual muitos desejam trabalhar. Em parte, isso se deve ao fato de que a empresa trabalha muito para reduzir a desigualdade de gênero.
A afinidade de valores é um tema muito relevante quando pensamos em marca empregadora. De acordo com pesquisa da WeThink, é um dos três principais fatores de atração de talentos. Pode ter certeza que a Microsoft sabe disso,
Como você pode usar esta ideia?
Escolha uma ideia alinhada com a filosofia de sua marca e apoie-a. Deixe as pessoas sentirem que suas palavras são seguidas por suas ações.
Se você quer se posicionar a partir da saúde e bem-estar, apoie a práticas esportivas e exercícios dentro e fora da empresa. Há muitas oportunidades se mostrar como uma marca de valores positivos. Escolha o seu e mantenha-se verdadeiro.
Exemplo de marca empregadora N°4: Netflix: O valor do feedback
A Netflix é uma das empresas mais bem avaliadas no Glassdoor. Muito desse resultado vem pela preocupação com o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional de seus colaboradores.
Um exemplo disso: Em 2015, eles anunciaram uma política de licença parental revolucionária. Isso permite que os novos pais tirem quantos dias de folga forem necessários durante o primeiro ano após o nascimento da criança. Não acaba por aí.
A Netflix busca uma cultura organizacional amigável e mente aberta, centrada nos colaboradores. Eles veem a equipe na totalidade, mas respeitam as necessidades individuais.
Ao invés de construir uma organização tradicional com chefes que dão ordens, eles ouviram um grande sonhador – Antoine de Saint Exupéry: “Se você quer construir um navio, não chame as pessoas para juntar madeira, divida o trabalho e dê ordens. Em vez disso, ensine-os a desejar o vasto e infinito mar.”
Como você pode usar essa ideia?
Sempre ouça o feedback e trate seus talentos como o maior patrimônio da empresa. Dedique uma parte dos esforços de marca empregadora para melhorar a integração da sua equipe.
Além disso, não coloque os feedbacks da sua equipe na caixinha de sugestões e pronto. Anuncie quais mudanças sugeridas por sua equipe serão implementadas e quando.
Conclusão
Sabemos que, cada vez mais, é importante estabelecer uma marca empregadora positiva.
Todos os números apontam para esta direção: a marca empregadora é um dos 5 principais fatores de atração de talentos e é uma ferramenta essencial para aumentar a atratividade da sua empresa no mercado.
Com este artigo, esperamos ajudá-lo neste processo!
A Reachr é pioneira no país no uso de inteligência artificial no Recrutamento & seleção para simplificar e otimizar o processo seletivo. Converse com nosso time agora mesmo para transformar o seu RH!