Reachr captou investimento da Finep e de investidores privados para reforçar o Marketing, Customer Service, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação
A visão de headhunter, aliada a uma experiência de mais de 20 anos de atuação no setor de RH para grandes corporações, foi o estalo inicial para que em 2016, Marcelo Braga fundasse a Reachr, uma startup de recrutamento e seleção que já nasceu focada em atender as necessidades de um mercado em expansão. A ideia de Braga era usar a tecnologia para trazer soluções a desafios que ele mesmo vivenciou em sua trajetória profissional, apoiando empresas de diferentes portes e segmentos a recrutarem com mais agilidade e assertividade.
Um time de profissionais especialistas e a tecnologia da inteligência artificial e machine learning, possibilitou que a Reachr encontrasse a sua fórmula para simplificar o processo de recrutamento e proporcionar o match ideal entre candidato, empresa e vaga. Ao longo de seus quatro anos de atuação, a HR Tech dedicou-se a aperfeiçoar seu serviço, estabelecendo-se como uma das principais startups do setor no cenário brasileiro.
Hoje, a empresa é detentora de uma das mais avançadas plataformas de recrutamento digital disponíveis no mercado, expressividade que atraiu o investimento de R$ 1 milhão da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que é vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, além de R$ 200 mil de investidores privados. Aportes que deverão reforçar as ações de Marketing, o aprimoramento da área de Customer Service, além de ampliação e continuidade em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na inteligência artificial da plataforma, evoluções estas, necessárias para o crescimento da organização.
A visão arrojada da Reachr também impulsiona o processo de transformação digital e contribui para os avanços do setor dentro de nichos de mercado. Atenta às tendências e dificuldades de cada setor, a startup tem firmado parcerias com entidades de segmentos específicos, onde a proposta inclui oferecer as vantagens da automação através de parcerias customizadas para auxiliar na captação de talentos e na melhor integração entre profissionais da área e recrutadores. Como resultado empresas destes setores têm ganhado em agilidade, assertividade e redução de custos de contratação.
Além disso, a HR Tech também incorporou a empresa DOM, detentora de um software de análise comportamental, que permite que a seleção de talentos seja feita com base em análises técnicas, comportamentais e alinhadas ao fit cultural da empresa. A ferramenta já tinha uma participação estratégica no negócio e passou a ser parte integrante da startup visando oferecer um retorno cada vez mais relevante para sua base de clientes.
“Juntas, todas essas ações e investimentos mostram o quanto nós estamos preparados para ampliar nossa atuação e tornar o processo de Recrutamento e Seleção digital cada vez mais acessível a empresas de todos os portes e segmentos”, afirma Braga, fundador da empresa.
Como funciona?
A Reachr oferece uma plataforma para empresas e candidatos respondendo a um dos principais entraves de contratação para a área de RH: a assertividade. “Ao longo da minha carreira, vi empresas investirem muitos recursos humanos com atividades operacionais de recrutamento, mas boa parte do trabalho pode ser feito pela tecnologia, redirecionando assim estes recursos para que estejam focados em ações mais estratégicas. Isso também traz impactos positivos para os candidatos, que são constantemente convidados para oportunidades que não estão em sintonia com seus objetivos ou perfil”, explica Braga.
O software funciona com base em três pilares: atração, seleção e gestão. A atração é feita através de técnicas de inbound marketing com base no conceito de topo, meio e fundo de funil para conversão e engajamento. Também utiliza métodos de marketing digital, baseado em divulgações para públicos segmentados, integração tecnológica com Job Boards, entre outras ações.
Para seleção, são utilizados recursos como análise comportamental, vídeo entrevista, testes on-line e geolocalização. A triagem dos candidatos é feita com base em inteligência artificial, através de rede neural que faz as melhores recomendações e aprende com essas referências e interações realizadas pelas empresas quando avaliam os candidatos.
E a área de business intelligence da plataforma colabora com a gestão do processo de recrutamento e seleção de ponta a ponta, sempre em busca de encontrar o candidato mais adequado ao perfil da vaga e da empresa, reduzir a taxa de turnover e fortalecer o employer branding dos clientes.
As empresas interessadas em utilizar os serviços da Reachr podem contratar a ATS ou o Hunter Digital. Para os candidatos, o acesso é gratuito e apresenta dados como índice de empregabilidade, posicionamento da carreira e análise comportamental DOM. A plataforma conta hoje com mais 700 mil candidatos cadastrados e cerca de 200 empresas já utilizaram os serviços.
“Quando iniciamos nossas operações, os profissionais de RH não entendiam muito bem nossa proposta. Hoje há uma clara mudança de comportamento, pois a transformação digital está atingindo todos os setores. Também sob a ótica dos candidatos, observamos que se sentem muito mais confiantes em processos seletivos digitais, mais transparentes e direcionados a seu perfil”, comenta Braga sobre a evolução nestes últimos anos.
Os avanços do recrutamento digital apontados pelo fundador da Reachr têm ocorrido de forma ainda mais intensa nestes últimos meses, com o advento da pandemia da Covid-19 e a ascensão da automação impulsionada pela necessidade de isolamento social. Todo esse contexto, têm comprovado as vantagens do uso da tecnologia na área de RH e a importância de investimentos que impactem no crescimento de empresas comprometidas com o desenvolvimento do setor.