Marketing digital é um novo tipo de ferramenta disponível para comerciantes e para produtores, mas se trata de uma definição ampla, que engloba diversas ações de comunicação. Todas essas ações, porém, tem o mesmo fim: auxiliar empresários na divulgação de uma marca e na comercialização de seus produtos.
O termo marketing digital é muito abrangente. Engloba desde lojas online até comercialização dentro de games. Qualquer transação online envolvendo produtos, de certa forma, se encaixa no marketing digital. Mas ao comerciante “normal” o que importa é: como esse novo termo pode me ajudar a melhorar as minhas vendas?
As formas mais famosas de marketing digital
Existem algumas ações já consagradas e que, por isso, possuem uma maior biblioteca, ou seja, formas que são mais explicadas e melhor embasadas teoricamente. Essas ações são, geralmente, muito utilizadas por agências especializadas no assunto. E são muito usadas justamente por apresentarem mais resultados.
São as ações mais utilizadas em marketing digital:
- SEO;
- E-mail marketing;
- Engajamento em mídias sociais;
- Fidelização de clientes;
- Remarketing.
SEO é a abreviatura para Search Engine Optimization, (em tradução livre “Otimização de ferramentas de busca”), essa técnica busca colocar a página de uma empresa entre os primeiros resultados do Google.
Por exemplo, quando alguém busca por “máquina de fliperama” no Google, este site apresentará uma lista de resultado. Utilizando as táticas SEO de produção de conteúdo, é mais provável que um site apareça entre os primeiros resultados e, dessa forma, é mais provável que este site seja acessado por quem está procurando a palavra chave.
Já o e-mail marketing consiste em uma aproximação mais direta entre o comerciante e o consumidor. Neste caso, diferentemente do SEO, é o comerciante/produtor que toma a iniciativa. Estes enviam emails para uma lista de consumidores buscando vender seus produtos.
O e-mail marketing é mais utilizado por empresas que já implementaram um processo de fidelização de clientes (outra das ações mais utilizadas). Para funcionar bem, esse processo deve ser algo que atinja o público alvo perfeitamente. Por exemplo, uma empresa fabricante de painéis elétricos não pode direcionar seus emails para qualquer pessoa. Não é todo mundo que tem necessidade de adquirir estes produtos. Mas se os emails forem dirigidos à, por exemplo, eletricistas, o retorno será algo mais palpável.
Mas para conseguir os emails dos clientes, o comerciante deverá fazer algo. O mais comum é a produção de conteúdo de qualidade sobre o assunto, tornando o email marketing algo do interesse do cliente. No mesmo exemplo dado anteriormente, a empresa produtora de um painel elétrico pode manter seus clientes informados sobre os novos assuntos do mundo da elétrica.
O engajamento em mídias sociais funciona de forma diferente, mas parecido. A ideia central é a mesma: produção de conteúdo de qualidade que consiga atrair os clientes para a página da empresa. No caso, a plataforma são as redes sociais, como facebook, twitter e instagram.
É claro que, nesse caso, algumas empresas tem um serviço muito mais fácil do que outras. É bem mais fácil produzir conteúdo atrativo sobre viagens do que conteúdo, por exemplo, sobre manutenção de motores elétricos ou sobre locação de caminhão pipa. As redes sociais costumam ser mais propícias a assuntos mais leves.
O remarketing é muito parecido com a fidelização de clientes. Trata-se de tentar conquistar clientes que já compraram na loja. Em e-commerces, é normal ter de se cadastrar ao adquirir um produto. Após a aquisição, é normal o cliente continuar recebendo emails da loja. Isso é uma espécie de remarketing. E que costuma funcionar bem em alguns setores.
Como fazer o marketing digital
Fazer campanhas de marketing digital, porém, não é algo fácil. O SEO, por exemplo, requer todo um conhecimento trabalhoso de estrutura de texto e de conteúdo de qualidade. Um iniciante dificilmente conseguirá desenvolver uma campanha sozinho.
Contratar uma empresa especializada em marketing digital é algo que, muitas vezes, parece supérfluo, mas é algo que dá resultado. Investir em marketing digital é, hoje em dia, algo necessário. Um produtor ou um comerciante que deixa de investir acaba por, automaticamente, estar atrás daquele que investe.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.