A escolha dos profissionais é a etapa mais importante do processo de seleção de candidatos. Quando não é bem organizada e configurada, englobando todas as variáveis, o resultado obtido será diferente do desejado.
No entanto, para que a seleção ocorra da maneira correta e viabilize as contratações de profissionais alinhados às necessidades da empresa, é preciso traçar estratégias aplicáveis ao processo.
Existem diferentes técnicas de seleção, mas todas têm o objetivo de oferecer subsídios para uma escolha precisa. Entre elas, está o uso de tecnologias que permitem conhecer melhor os candidatos. Continue a leitura e saiba como realizar o processo de uma maneira eficiente.
Analise o perfil dos candidatos e a compatibilidade deles com a empresa
A seleção do profissional não deve ser focada apenas no conhecimento que ele tem sobre o setor. É necessário encontrar alguém verdadeiramente compatível com a função do cargo e com o fit cultural de sua companhia.
Para tal, faz parte de suas responsabilidades conhecer o gestor e a equipe que trabalharão com o profissional a ser contratado. Esse conhecimento possibilita a aplicação de filtros no processo de seleção de pessoas.
Além das competências técnicas, não se esqueça de considerar o relacionamento interpessoal. Em uma equipe muito colaborativa, falante e criativa, por exemplo, pode não ser uma boa ideia inserir um profissional tímido e que trabalha melhor sozinho.
Invista em seleções humanizadas
A humanização da seleção de candidatos envolve muitos requisitos importantes. Ela observa com cautela determinadas características comportamentais de cada profissional, como proatividade, habilidade de trabalhar em equipe e flexibilidade.
Sendo assim, a postura do profissional da área de Recursos Humanos também deve ser mais humanizada: ele necessita motivar o candidato a falar, mas sem tornar o momento da entrevista um verdadeiro interrogatório.
As dinâmicas também devem reforçar esse lado humano da seleção de candidatos. Lembre-se de que é importante revelar, por exemplo, quais são as principais habilidades interpessoais que possam contribuir com a equipe.
A seleção humanizada também contribui com uma avaliação mais global do futuro colaborador e não representa a escolha feita apenas com base em currículos com mais qualificações.
Use tecnologias para conhecer melhor os candidatos
Tecnologias como inteligência artificial e machine learning deixam a seleção de candidatos ainda melhor. Uma ferramenta de people analytics, por exemplo, consegue identificar o profissional mais adequado para uma vaga a partir da análise de filtros pré-definidos por sua equipe.
Uma entrevista gravada em vídeo pode ser analisada por uma ferramenta. Ela extrai as principais emoções notadas no candidato, destaca os termos utilizados e apresenta essas e outras informações em um relatório completo.
Ferramentas como essas oferecem também maior ganho de tempo para o trabalho de recursos humanos. Elas tornam o processo mais certeiro e ajudam a reduzir custos. Outro benefício é o tempo de admissão, que pode ser reduzido para até 1 dia.
Por meio dessas ferramentas de seleção de candidatos é possível identificar os pontos estruturais e situacionais dos profissionais. Esses são dados que possibilitam uma análise mais isenta e com foco no perfil que a empresa necessita.
Compartilhe este artigo em suas redes sociais e marque outros gestores de RH para que vejam como é possível realizar a seleção de candidatos de uma maneira eficiente!