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Qual é a importância de investir em marketing pessoal?

por Marcelo Braga
marketing pessoal

Você já pensou qual é a importância de investir em marketing pessoal? Circulando pelo mercado de trabalho, há inúmeros profissionais altamente capacitados que, por falta de coragem, acabam não se desenvolvendo. Essas pessoas se sentem temerosas em expor seus projetos, capacidades e ideias e, portanto, bloqueiam-se.

Nesse momento, o planejamento de carreira entra em cena para ajudar o profissional a se desenvolver melhor. Com mais confiança e acreditando em seu potencial, é possível trabalhar o marketing pessoal de forma eficaz e estratégica.

Com tamanha concorrência no mercado, saber lidar com essas questões é fundamental! Por isso, no artigo de hoje, você conhecerá a importância de melhorar o marketing pessoal e conhecerá dicas certeiras de como fazer isso. Vamos lá?

O que é marketing pessoal?

O marketing pessoal é um conjunto de técnicas e estratégias com o objetivo de destacar aspectos pessoais e/ou profissionais de um indivíduo. A ideia é construir uma imagem relevante e de autoridade através da valorização de características sobre uma pessoa e/ou seu trabalho e assim, conseguir maior destaque dentro do mercado de trabalho, fazendo com que o profissional seja mais notado pelas empresas ou pessoas do seu setor.

A importância do marketing pessoal

O marketing pessoal é uma ferramenta importantíssima para sua carreira, pois ele ajuda a fazer com que as pessoas percebam quais são suas qualidades e quais diferenciais competitivos você possui em relação ao mercado. Afinal, há um espaço limitado em disputa e deixar claro suas vantagens frente a concorrência é extremamente relevante para o seu sucesso profissional.

Um bom marketing pessoal irá ajudar a desenvolver sua reputação profissional, colocando-o como uma autoridade sobre determinado tema. Irá também contribuir para atrair mais clientes para você, caso seja profissional de vendas ou autônomo, afinal se o seu nome torna-se conhecido, mais oportunidades aparecerão.

Como começar a trabalhar seu marketing pessoal:

Desenvolvendo sua autoconfiança

O primeiro passo para desenvolver o marketing pessoal é conhecer-se adequadamente e saber seu valor. Para fugir do rótulo de esnobe, muitas pessoas assumem uma postura excessivamente humilde, como se suas conquistas e sucessos fossem algo a se esconder.

Entretanto, é perfeitamente possível trabalhar seu marketing pessoal sem criar essa postura prepotente. Segundo o consultor norte-americano William Arruda, autor do livro Career Distinction: Stand Out by Building your Brand, a primeira coisa que você deve compreender é que conquistas não estão relacionadas ao exibicionismo. “Muitos pensam que marketing pessoal é bater no peito e dizer ‘vejam como sou bom’. Diferentemente dessa ideia, o termo não trata de falar às pessoas que você é muito competente, mas sim, de demonstrar isso”, diz ele.

Saindo da teoria e partindo para a ação

Agora, é hora de você buscar formas de desenvolver sua reputação de forma mais equilibrada. Para tanto, comece com um exercício para identificar seus pontos fortes e fracos. Em seguida, planeje métodos concretos de divulgar suas competências. Voltando a William Arruda, o consultor declara que o melhor jeito de fazer isso é colocar seus talentos a serviço de outras pessoas, ou seja, ajudá-las com seus problemas. Afinal, melhor do que falar de suas capacidades é dar evidências de que você sabe o que fazer.

Outra forma muito interessante de demonstrar seus conhecimentos é influenciar outras pessoas. Para isso, você pode contar com uma grande ajuda: a internet! Faça vídeos, crie um blog, mantenha uma página online… Qualquer das várias opções disponíveis é válida para que você possa transmitir seus conhecimentos e estabelecer sua autoridade.

Enaltecendo suas reais qualidades

Na hora de colocar a mão na massa, nada de exagerar na dose. É preciso criar uma linguagem de transmissão, mas sem exceder-se na hora de apresentar seus conhecimentos. Esse cuidado é necessário especialmente na internet, pois muitos usam as redes sociais para maximizar suas qualidades e divulgar “propagandas enganosas” sobre si mesmos.

Porém, isso não tem nada de marketing pessoal, pois não é autêntico. Portanto, mantenha em mente que, na internet, todo cuidado é pouco. Em seu livro, Arruda também comenta que a reputação online dos profissionais está se tornando cada vez mais importante, às vezes até mais do que a offline.

Viu só? Investir em marketing pessoal é fundamental, e não há motivos para você ter receio de implementar essa estratégia agora mesmo. Em contrapartida, é muito importante saber quais informações passar, para não criar uma imagem falsa que possa vir a lhe prejudicar futuramente.

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