Você sabe o que é gestão estratégica de recursos humanos? Este termo ganhou bastante destaque com o passar do tempo, mas algumas empresas ainda não o exploram tanto. Trata-se de um modelo de gestão composto por um conjunto de práticas que ajuda a suprir as necessidades tanto de colaboradores quanto da empresa. É o melhor de dois mundos!
A gestão estratégica de recursos humanos participa ativamente de tudo o que afeta os colaboradores, da admissão ao desligamento, passando pelos benefícios e programas de treinamento.
Esse modelo de gestão requer sempre um passo à frente, um pensamento estratégico e bastante planejamento.
Continue a leitura deste artigo e aprenda a colocar essa gestão em prática!
Utilize as ferramentas certas
Existem ferramentas que ajudam você e sua equipe a identificar as necessidades da empresa. Entre elas estão a pesquisa de clima organizacional e a avaliação de desempenho — essenciais para ter uma base para suas ações.
Também é importante que você acompanhe indicadores de RH como taxa de absenteísmo, rotatividade, custos com treinamento, lucro por colaborador, hora extra, potencial de liderança e os demais ligados a recrutamento e seleção.
Especificamente falando de recrutamento e seleção, um bom software é capaz de gerenciar esses processos e personalizar suas etapas. Utilizando um algoritmo próprio, a ferramenta realiza um ranqueamento dos candidatos que têm potencial.
Analise o planejamento da empresa
Outro ponto importante para colocar em prática a gestão estratégica de recursos humanos é a análise do planejamento da empresa. As ações de RH devem ser baseadas nela, afinal, trata-se do direcionamento de toda a companhia.
Se o planejamento aponta para um crescimento em determinada área, é fundamental que o RH se prepare para recrutar, selecionar e contratar profissionais capazes de atingir esses e outros objetivos.
Ao mesmo tempo, o RH deve estar alinhado com as demais lideranças para a aplicação de treinamentos e outros programas de capacitação com o objetivo de aumentar a capacidade produtiva das equipes.
Faça o alinhamento na comunicação interna
A aplicação da gestão estratégica de recursos humanos também depende da capacidade da empresa de ter uma comunicação interna eficaz. Isso envolve a elaboração de um documento reforçando os objetivos organizacionais.
Defina as mídias que serão utilizadas para transmitir os comunicados e demais informações a que os colaboradores devem ter acesso. Vale a pena estudar a viabilidade de uma TV corporativa, intranet, e-mail marketing, eventos e outros.
Invista em projetos inovadores
Para alcançar os objetivos organizacionais, seus colaboradores devem ser capazes de inovar de maneira sistematizada e gerenciada. Isso significa fazer algo de uma maneira inédita e que, de preferência, tenha menos custos que meios tradicionais.
A sistematização deve indicar responsáveis, objetivos, escopo, prazo e recursos que serão utilizados nos projetos.
Destacamos que o investimento em projetos inovadores não significa apenas direcionar esforços para os maiores. Diversas atividades cotidianas também têm importância estratégica e podem gerar resultados valiosos.
Observe que a gestão estratégica de recursos humanos oferece a base necessária para que sua equipe esteja sempre alinhada aos objetivos organizacionais. É dessa maneira que todos caminharão juntos para alcançar os resultados esperados.