De tão utilizada no nosso idioma a palavra feedback, de origem inglesa, já faz parte do dicionário da língua portuguesa no qual aparece como retorno da informação; retroalimentação. O termo teve sua origem durante a revolução industrial a partir de uma experiência que visava tornar máquinas mais eficientes, regulando a quantidade de combustível utilizado para o seu funcionamento.
Com o tempo o conceito foi sendo aprimorado e tornou-se muito útil em outros contextos sendo bastante empregado nas organizações.
Hoje, o feedback é cada vez mais valorizado como uma ferramenta de gestão de pessoas acessível e eficaz. Por meio dele é possível melhorar processos, corrigir erros, inovar e motivar colaboradores.
Feedback e desempenho profissional
A entrega de feedbacks passa por apontamentos sobre comportamentos e atitudes que se desdobram em resultados, sejam eles positivos ou negativos. Por isso, é extremante importante para que o colaborador possa se desenvolver dentro da empresa, ainda que aponte erros a serem corrigidos, ele precisa agregar, traçando caminhos e direcionamentos para o processo de aprimoramento e evolução profissional. Quando positivo, o feedback valoriza o empenho do profissional e o motiva a continuar evoluindo.
Como entregar feedback
Quando se tratar de uma questão pessoal, esse retorno precisa ser personalizado, individualizado e baseado em fatos concretos e não em impressões. O gestor pode dar exemplos sobre acontecimentos reais recorrentes no cotidiano do trabalho para demonstrar clareza e transparência. É indicado seguir um roteiro para não se perder na devolutiva, e destinar um tempo de escuta sobre as impressões do colaborador para gerar uma relação de confiança.
Em ocasiões em que o feedback é voltado para abordar questões coletivas, ele precisa envolver a todos os participantes da equipe, dando a mesma relevância para os comentários de cada profissional, afinal trata-se da retroalimentação para o aprimoramento.
A importância do feedback em tempo real
Muitas empresas adotam as avaliações de desempenho como método para entregar feedbacks a seus colaboradores, elas são extremamente úteis. Entretanto, costumam ser realizadas com maior espaço temporal, a cada ano ou semestre, por exemplo. Nesse sentido, é preciso esperar até que elas aconteçam para que o setor ou o próprio funcionário altere suas atitudes em caso de retornos negativos ou seja ainda mais motivado por respostas positivas. Contudo, o mercado exige, cada vez mais, que as organizações sejam dinâmicas e que realizem ajustes em seus processos em tempo real para alcançarem melhores desempenhos. Nesse sentido, não há como esperar para entregar feedbacks a cada seis ou doze meses, afinal tanto as empresas, quanto os profissionais têm muito a se beneficiarem com retornos de informações criteriosos.
Como ser assertivo nos feedbacks
Para ter assertividade em dar retorno ao colaborador, os líderes precisam agir com respeito, bom senso e transparência. Uma boa dica é posicionar-se de forma aberta para também receber retornos do profissional e procurar sempre iniciar a conversa com aspectos positivos, ainda que o objetivo seja apresentar questões a serem melhoradas. Algumas dicas podem ser muito válidas:
- Crie um ambiente amistoso
- Separe um tempo para a devolutiva para que não seja um momento cheio de interrupções
- Procure não apresentar críticas pessoais
- Apresente sempre os pontos positivos antes dos negativos
- Seja objetivo e específico
- Lembre-se dos exemplos reais
- Seja empático
- Ouça
- Considere as observações do seu colaborador
Vantagens para a sua empresa
Um bom feedback além de apoiar o melhoramento continuado de colaboradores e equipes de trabalho também pode ser um aliado na retenção de talentos. Isso porque quando as pessoas são ouvidas e têm a oportunidade de conhecerem exatamente a percepção de seus chefes sobre o seu desempenho elas se sentem mais seguras e engajadas. O feedback também serve para reconhecer um bom trabalho, apoiando na criação de um bom clima organizacional e, consequentemente, na diminuição do turnover.
Na medida em que as devolutivas apoiam os profissionais na busca por novas estratégias para o seu crescimento, elas promovem a melhoria de desempenho individual e coletivo. Afinal, a evolução de um dos membros da equipe estimula o desenvolvimento dos demais. Além disso, boas ideias e soluções tendem a nascer justamente com a prática de bons feedbacks.
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