As coisas estão mudando, a tecnologia está crescendo e, consequentemente, o trabalho está se transformando. Hoje, ouvimos falar cada vez mais em automação de processos, serviços por meios virtuais, tecnologia da informação e por aí vai. É à existência e ao crescimento em massa dessas inovações que conferimos o nome de indústria 4.0.
Diversos setores do mercado vêm sendo afetados por essas mudanças, o que nos traz a necessidade de adaptação. Atualmente, já se trabalha com diferentes softwares, plataformas digitais e até inteligência artificial e, portanto, nossas formas de atuação e de gestão de processos precisam se transformar também.
Porém, como essa automação realmente afeta nossa posição no mercado? Continue lendo para descobrir!
Principais efeitos da indústria 4.0
A indústria 4.0 ainda é um assunto um tanto novo. As mudanças estão em processo e, com o passar do tempo, o mercado está se adaptando. São muitos os efeitos que vêm surgindo de tudo isso, mas vamos apresentar os principais a seguir.
Mudanças nos postos de trabalho e redução de cargos
Com o uso de tecnologia cada vez maior nas empresas, trabalhos que antes eram feitos manualmente passam a ser realizados por ferramentas digitais e máquinas. Assim, ocorrem mudanças nos tipos de cargos existentes e nas demandas profissionais.
Com a automação de processos, certa diminuição de cargos se desencadeia, mas vale lembrar que as profissões também estão se transformando e os profissionais podem acompanhar esse novo ritmo, encontrando formas de se enquadrarem a esse novo mercado.
É preciso ressaltar que as organizações não devem prejudicar ou substituir seus funcionários pelas máquinas, mas sim adaptá-los a esse novo contexto.
Necessidade de capacitação
O trabalho passará a ser cada vez mais estratégico do que manual, o que traz a necessidade de capacitações voltadas para essa questão. Além disso, as diferentes formações direcionadas à tecnologia têm se tornado muito valiosas e serão cada vez mais importantes e requisitadas pelo mercado.
Os profissionais devem buscar essas novas tendências e desenvolver as habilidades necessárias. Já existem, inclusive, instituições e plataformas oferecendo cursos gratuitos voltados à indústria 4.0.
Contudo, as empresas também podem ajudar os seus colaboradores. Oferecer treinamentos e opções de planos de carreira voltados à indústria 4.0 são exemplos de boas medidas a serem tomadas.
Busca por customização
Já é comum os clientes e consumidores buscarem cada vez mais produtos e serviços customizados — pensados e desenvolvidos por eles, inclusive. O público busca atender suas necessidades de maneira única e personalizada, o que está se tornando um diferencial para as empresas.
É preciso encontrar meios de se adequar ao cliente e oferecer o que ele está procurando. Nesse sentido, os processos devem ocorrer no formato que o público precisa e prefere.
Outras mudanças incluem a melhoria na segurança das tecnologias de informação (TI), que deve ser cada vez mais otimizada, e as transformações no cenário econômico. Como tudo isso é novo, vale a sugestão para se informar, se atualizar e se preparar e capacitar adequadamente.
Entender a indústria 4.0 e suas consequências é de extrema importância para o seu negócio. Avalie com atenção as mudanças que serão — ou que já são — necessárias para ele. Quer saber como a indústria 4.0 afeta a área de RH, continue lendo nosso blog e nos acompanhando a partir das redes sociais: estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram.