Em busca de se diferenciar no mercado atual, as empresas estão investindo em tecnologia e/ou em outras estratégias para propagar o seu negócio. Mas todo esse esforço ganha mais utilidade quando todos os que fazem parte da organização estão alinhados com a cultura da empresa e com os clientes e stakeholders — público de interesse como funcionários, gestores, gerentes, proprietários, fornecedores etc.
Integrar os colaboradores à cultura organizacional é incentivá-los a executar a missão, visão e valores da instituição. Assim, eles se sentem pertencentes a todo o ambiente de trabalho e compreendem, efetivamente, a importância das suas atribuições para o progresso da marca.
Para conhecer mais sobre o assunto, continue lendo este texto que preparamos e confira 3 ideias que ajudam a propagar a cultura da empresa.
1. Invista na comunicação interna
A propagação de informações da instituição por meios internos, dos representantes para seus colaboradores, é importante. Por isso, toda empresa deve ter um plano de comunicação interna, visando reduzir as fronteiras entre profissional e instituição. Aliás, um funcionário informado sente que faz parte de um grupo, aumentando a confiança e motivação no trabalho que exerce diariamente.
Procure oferecer recursos para que todos saibam dos acontecimentos do empreendimento, por meio de jornal, mural, intranet, panfletos informativos etc. Outro ponto importante é manter a equipe consciente das normas e procedimentos a serem cumpridos. Essa ação potencializa a produtividade de todos, tornando-os mais eficientes, além da sensação de estarem mais envolvidos nas atividades da organização.
2. Incentive o pensamento empreendedor para motivá-los
A participação efetiva do colaborador nos acontecimentos da empresa estimula o senso de proatividade, comprometimento e visão empreendedora, dentre outras capacidades. Pense em formas em que ele esteja diretamente envolvido na tomada de decisões, pois, essa conduta é um gerador considerável de ações inovadoras para o empreendimento e, muitas vezes, são descobertos alguns talentos nesse processo.
Lembre-se de que quanto mais ideias singulares forem inseridas no planejamento da organização, maior será o número e a qualidade de resultados positivos.
3. Alinhe as práticas de RH com a cultura da empresa
As atividades da área de Recursos Humanos são imprescindíveis para o andamento e progresso de qualquer instituição, independentemente do tamanho. A área tem o papel de selecionar, recrutar, desenvolver, treinar e avaliar os colaboradores que pretende manter na organização e, por esse motivo, é considerada o “braço direito” dos seus diretores.
Seja de pequeno, médio ou grande porte, as políticas de RH devem estar adequadas às diretrizes da cultura organizacional. A consequência disso é o recrutamento de profissionais alinhados, cientes das necessidades da companhia e empenhados em serem prudentes naquela função.
Promover palestras motivacionais, treinamentos, apresentação de planos de carreiras e troca de informações são algumas práticas que fortalecem o diálogo entre empresa e colaborador. Isso é importante para que a cultura seja propagada “de cima para baixo”, ou seja, dos gestores aos profissionais de cada área, sempre com atenção às técnicas que precisam ser mantidas e às que devem ser aprimoradas.
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