Hoje em dia, o processo de contratação de novos colaboradores é mais complexo do que nunca. Há muitos aspectos que precisam ser levados em conta durante esse processo, incluindo competências técnicas e comportamentais. Porém, em muitos negócios, os gestores não conseguem encontrar um bom equilíbrio entre esses dois aspectos na hora de decidir quem será admitido.
Entender cada tipo de competência e como ela pode afetar o desempenho de um colaborador no dia a dia é fundamental no momento da contratação, especialmente se o cargo exige algum perfil específico. Se você estiver preparado para identificar cada uma dessas habilidades e determinar sua real importância no dia a dia de trabalho, terá uma equipe bem mais produtiva.
Para ajudar a alcançar esse objetivo, vamos explicar um pouco melhor essas competências, sua importância e dar algumas dicas para equilibrá-las. Acompanhe.
Qual é a diferença entre competências técnicas e comportamentais?
Como você já deve saber, há uma grande diferença entre ser tecnicamente capacitado para uma tarefa e ter as atitudes certas para lidar com o dia a dia de um ambiente de trabalho específico. É isso que leva muitos colaboradores a serem desligados pouco tempo depois de sua admissão. Como alguns dizem: “contrata-se pelo técnico e demite pelo comportamental”.
Competências técnicas, de forma simples, são todas as capacidades que constam em um currículo, como a formação, experiência profissional e conhecimentos em determinadas áreas. Em geral, esse é um fator limitante na hora da contratação, pois determina a capacidade do indivíduo em cumprir sua função.
Já as competências comportamentais, por outro lado, não são tão claras. Elas envolvem coisas como habilidades de comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas, trabalhar sob pressão, dentre outras coisas. Em geral, esses aspectos só ficam claros durante o dia a dia de trabalho.
Por que é importante alcançar um equilíbrio durante a contratação?
Um candidato que une competências técnicas e comportamentais é sempre ideal para a empresa. Conhecer a área de atuação, as ferramentas utilizadas e outros temas relacionados ao trabalho em questão são as coisas que permitem a um profissional executar bem a sua função. Sendo assim, não é possível preencher a maior parte dos cargos sem alguém que tenha esses conhecimentos.
Por outro lado, também não é bom para o negócio contratar pessoas que não tenham as competências comportamentais certas para a função. Digamos que um determinado trabalho exige que alguém trabalhe em um time multidisciplinar. Se a pessoa em questão não sabe lidar bem com diferentes pontos de vista nem negociar as próprias demandas, é provável que ela não execute bem sua função, independentemente de sua qualificação técnica.
Sendo assim, durante seu processo de contratação, você precisa de alguém que atenda às exigências técnicas mínimas da vaga, mas que ainda apresente as habilidades comportamentais necessárias para tirar proveito desse conhecimento.
Como equilibrar competências técnicas e comportamentais em sua empresa?
Agora que você entende melhor a importância desse equilíbrio, é hora de começar a procurá-lo. Para ajudar, separamos 5 dicas que você pode começar a seguir agora. Acompanhe.
Conheça o perfil ideal para a área
O perfil da empresa é um conjunto de valores e atitudes que fazem parte da cultura empresarial do seu negócio. Em geral, esse perfil é uma forma de alinhar aquilo que sua equipe faz com a imagem que você deseja construir diante do público geral, clientes e parceiros.
Mesmo que cada área tenha um perfil diferente, vale a pena ter algumas características que unifiquem todos eles. Isso ajuda a dar mais consistência ao seu negócio e cria um ponto de partida para a maioria das avaliações comportamentais.
Liste as demandas do cargo
Antes de equilibrar competências técnicas e comportamentais, é importante que a parte técnica esteja em dia. Afinal, nem toda a determinação do mundo torna alguém um profissional capacitado da noite para o dia. É necessário preencher as exigências curriculares primeiro.
Ao conversar com o gestor, você pode estabelecer diferentes níveis de exigência e determinar o peso de cada competência. A partir desses dados, você pode filtrar currículos e chamar para o processo seletivo apenas os indivíduos que têm a formação e/ou experiência mínimos para a vaga.
Estabeleça uma cultura empresarial
A cultura da empresa, assim como o perfil ideal, é um conjunto de práticas que buscam dar alguma identidade ao negócio e servem de ponto de partida para muitos processos de recrutamento — especialmente em áreas em que há muito contato com o público.
Tenha em mente que a cultura empresarial deve ser tanto uma intenção quanto um reflexo do que já ocorre dentro da empresa, não uma invenção. Se você tiver ideais que não são realmente cultivados no dia a dia de trabalho, então os novos colaboradores também não vão se encaixar nesse ambiente.
Aplique testes de personalidade
A melhor forma de diferenciar competências técnicas e comportamentais durante o processo seletivo é utilizar testes de personalidade. Há muitas ferramentas bem amadurecidas disponíveis no mercado que apontam as principais tendências de comportamento de um indivíduo. Com base nesses dados, você pode inferir como ele atuará nas rotinas da empresa.
Tenha em mente que tais testes não são definitivos. A maioria das pessoas costuma variar um pouco a cada vez que ele é aplicado, já que as respostas são afetadas por fatores ambientais e emocionais. Use-os apenas como guias.
Use jogos e dinâmicas de grupo
A melhor forma de avaliar como alguém trabalha em equipe ou se tem perfil de liderança é colocando pessoas para trabalhar juntas. Nesse ponto, jogos e dinâmicas de grupo são muito úteis. Enquanto o grupo tiver um objetivo claro e precisar de esforço conjunto para alcançá-lo, será bem fácil notar como cada um lida com essas situações, incluindo os diferentes perfis pessoais incluídos na mesma atividade.
Agora que você entende melhor a importância do equilíbrio entre competências técnicas e comportamentais, é hora de encontrar uma forma de moderá-las em seu processo de contratação. Utilizar metodologias já amadurecidas pode ajudar bastante nesse ponto. A Reachr trabalha com o DOM, uma metodologia de correlação entre comportamento e desempenho.
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