O dinamismo do mercado, o avanço das novas tecnologias e a formação de equipes com gerações de diferentes idades têm exigido uma nova postura dos departamentos de recursos humanos (RH) das empresas. Neles, a presença do business partner tem sido um diferencial já visto como tendência na área de RH.
Isso porque companhias de diversos setores já têm enxergado o potencial desse especialista. Alguém que, entre outras habilidades, tem visão estratégica dos negócios e sabe reconhecer muito bem os talentos da corporação, ajudando a empresa na contratação e no desenvolvimento. Sem contar que ele pode antecipar tendências e analisar como ninguém dados de outras áreas a fim de conquistar resultados melhores.
Para você que está começando na profissão ou deseja dar uma guinada na carreira, o business partner pode ser um caminho a ser seguido. Aproveite para continuar lendo este post e descobrir um pouco mais a respeito desse profissional!
Perfil de um business partner
Antes de a gente falar sobre o perfil mais adequado, vale voltar na história recente da área. É que o termo business partner, que na tradução literal significa parceiro de negócios, foi citado pela primeira vez na década de 1980 pelo mestre em gestão de pessoas Dave Ulrich.
A proposta de Dave, disseminada até hoje, era garantir o alinhamento do setor de recursos humanos com os demais da empresa. Na prática, cabe ao business partner atuar como um consultor interno que tem visão geral da empresa.
É alguém que busca soluções estratégicas para melhorar processos como um todo, dissemina ideias para que as ações e os projetos possam ser implementados e até mesmo acompanha o desempenho de líderes. Um profissional adequado a esse posto de trabalho teria o seguinte perfil:
1. É flexível
A importância da flexibilidade é que o business partner transita pela empresa inteira, conhecendo todos os setores e lidando com pessoas de diferentes perfis e níveis de gestão. Isso é necessário para que ele compreenda a atuação das áreas e do negócio da companhia e possa ajudar a empresa crescer.
2. Domina técnicas de treinamento
É imprescindível que o profissional saiba treinar e desenvolver pessoas para reconhecer ou reter talentos. Um diferencial no currículo é ter certificados específicos, como de recrutamento e seleção, técnicas de coach, remuneração & benefícios ou até especialização em gestão de pessoas.
3. Conhece métricas e indicadores
A prática da profissão exige a leitura constante de métricas e dados que são oferecidos pelos departamentos da empresa. Saber ler e interpretar esses números são práticas fundamentais para, posteriormente, transformá-los em informações e projetos. Além de conseguir descobrir se a empresa caminha para o sucesso ou se é necessário rever conceitos.
4. Sabe planejar
Essa é uma habilidade essencial para o sucesso desse parceiro de negócios. Ele deve traçar muito bem os planos que envolvam o RH e as demais áreas, bem como definir muito bem as estratégias que serão usadas para alcançar os resultados desejados. Nesse ponto, ele deve também ser um ótimo executor das tarefas, sabendo como tirar as ideias do papel.
5. Entende o negócio da empresa
É claro que ninguém recém-contratado vai conhecer tão bem a empresa quanto seus colaboradores e diretores mais antigos. Por isso é imprescindível estudar a missão e os valores da companhia, além de mapear e antecipar possíveis riscos que possam comprometer qualquer estratégia predefinida.
De modo geral, trata-se realmente de um parceiro estratégico dos negócios. Alguém que sabe lidar muito bem com pessoas e está pronto para analisar dados e redefinir estratégias. Consegue agilizar processos, traçar planos e focar em metas e produtividade.
Quem deseja enveredar a carreira como business partner já deve ter em mente que é importante saber lidar com vários assuntos ao mesmo tempo! Nessa hora, vale apoiar o trabalho em ferramentas que auxiliem o dia a dia da profissão, as quais incluem bons sistemas de gestão de pessoas.
Se esse for o seu caso, lembre-se também de não apenas dominar técnicas, mas buscar um diferencial e estar antenado com as novidades da área.
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