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5 motivos para implantar a meritocracia na sua empresa

por Marcelo Braga
meritocracia

Com tanta instabilidade no cenário da economia no Brasil, um dos grandes desafios das empresas está em acertar com mais precisão no preparo, treinamento e aptidões de seus colaboradores. Contratações que se mostram equivocadas geram prejuízos para a companhia e para a credibilidade do recrutador: ninguém sai ganhando. Por isso você precisa prestar atenção na meritocracia corporativa.

E como melhorar a gestão em um momento econômico tão negativo?

Meritocracia corporativa como modelo de gestão

Você já teve dificuldades em selecionar e contratar os melhores candidatos, garantir um excelente treinamento, acompanhar o desempenho e realizar suas demais tarefas, tudo quase ao mesmo tempo? Sabemos o quanto isso é um grande desafio por isso esse artigo destaca a meritocracia como sistema de gestão.

O objetivo da meritocracia nas empresas é desenvolver a estrutura da organização ao reconhecer o comprometimento dos funcionários e a entrega concreta dos resultados. Todas as outras atividades do RH fluem com mais tranquilidade quando o modelo de gestão segue a meritocracia. Ela constrói a estrutura e, consequentemente, tem um efeito no crescimento da empresa, aumentando sua competitividade.

O cenário negativo na economia não é o único motivo para as empresas implementarem a Meritocracia Corporativa. Confira a nossa lista feita a partir de informações do Instituto Brasileiro de Meritocracia (IBMérito):

  1. A competitividade

Já falamos sobre os dias ruins que nossa economia tem enfrentado no âmbito mundial, mas você sabe dizer o que causa um baixo desempenho tão acentuado?  O país tem problemas de infraestrutura que dificultam as operações e afastam investimentos, além do alto custo da mão de obra.

A maioria dos profissionais não têm qualificação adequada e, entre a minoria que teve acesso à educação superior, existe ainda a formação de qualidade duvidosa. Por isso os processos de contratações e o trabalho do RH podem ser fundamentais na estratégia das empresas, que carecem das melhores escolhas de profissionais nos seus times.

A meritocracia corporativa melhora a competitividade da empresa porque reestrutura seu modelo de gestão.

  1. Aumento da produtividade

A baixa competitividade tem efeito direto no volume de produção dos profissionais e das empresas. Ela diminui o interesse dos investidores, afasta o otimismo e interfere na oferta, atingindo em cheio a produtividade. Isso pode ser medido em qualquer âmbito, seja no cenário internacional, dentro do próprio país e até na empresa, em comparativos de lojas, filiais, escritórios etc.

Você precisa adotar a meritocracia corporativa para garantir o bom desempenho da produtividade. Vale lembrar que o merecimento é atingido por meio da educação, inteligência e esforço, que são a base da meritocracia corporativa e da produtividade. Assim, vai ser impossível que a diretoria ignore a participação do RH como ponto estratégico da organização.

  1. Os fatores motivacionais

Confiança e plano de carreira são os principais fatores da motivação dos profissionais. A meritocracia é essencial para garantir a remuneração justa e manter a confiança dos profissionais, assim como torna transparente o plano de carreira.

A nuvem carregada que paira sobre o desenvolvimento econômico no Brasil não é o melhor cenário imaginável, mas nem tudo é pessimismo. Uma casa bagunçada é uma excelente oportunidade para mostrar a capacidade de organização. E o RH tem tudo a ver com isso.

  1. Crescimento e reconhecimento

Qual gerente de RH não quer ser responsável por promover o melhor ambiente de trabalho possível na empresa? A meritocracia tende a ser transparente e não deixar questionamentos sobre quem merece ou não ser reconhecido e isso motiva os profissionais.

A falta de reconhecimento é o principal motivo de reclamação dos funcionários. É importante que o salário e benefícios estejam de acordo com o praticado no mercado e a criatividade também pode ajudar o RH a criar métodos para destacar os melhores colaboradores. Privilegiar o recrutamento interno para promoções ou mudanças de cargos também cabem perfeitamente na gestão de meritocracia corporativa.   

  1. Conquista de resultados na prática

Para que o RH participe de fato da estratégia da empresa é preciso que suas ações sejam focadas nos resultados. A meritocracia permite que o departamento colabore com as metas ao criar o diferencial junto à concorrência, faz com que os colaboradores compreendam o comportamento dos clientes e busquem as melhores soluções, todos ingredientes necessários para o crescimento individual, coletivo e da empresa.

Automaticamente o profissional é valorizado, busca se qualificar mais, produz mais e se forma um ciclo positivo. O RH que consegue acompanhar, desenvolver esses talentos e garantir seu crescimento também é reconhecido.

A cultura de resultados está na raiz da meritocracia e nenhum diretor de RH vai ignorar isso. Quando o sistema de gestão visa compreender o posicionamento estratégico da empresa e atuar para que os objetivos sejam alcançados, o crescimento da empresa ganha um grande aliado. Além de proporcionar melhorias contínuas, a meritocracia expande o negócio e reduz custos.

Por que não implementar a meritocracia corporativa?

Não existe razão para ignorar esse sistema de gestão. Colaboradores competitivos tornam a empresa competitiva. A meritocracia corporativa traz resultados a curto prazo, como um melhor ambiente de trabalho, profissionais mais qualificados e colaborativos, transparência no reconhecimento, mais motivação e melhores resultados. Então te deixamos com a reflexão: por que não tornar o RH mais estratégico, reconhecido e valorizado?

Sua empresa aplica a meritocracia? Se sim, conte suas experiências nos comentários abaixo.

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