Certamente o departamento comercial de uma empresa tem sua importância indispensável na estratégia de aumentar a receita, converter mais clientes e fortalecer o nome da marca. Porém, hoje em dia, muitas empresas estão investindo em treinamento de marketing digital e não tanto de vendedores externos e consultores.
Na verdade, o papel do antigo consultor/vendedor está muito associado ao outbound marketing, que remete às formas antigas de publicidade, ligadas a anúncios apelativos, linguagem extremamente comercial e prospecção ativa.
As empresas e marcas mais novas, porém, já nascem no novo formato:
- O do marketing digital;
- Das redes sociais;
- Dos blogs e influencers;
- Da Geração Y e Z;
- Dos nativos digitais, etc.
Diante deste cenário, é fundamental que você realize treinamentos de marketing para os seus profissionais, conforme aprofundaremos adiante neste post.
Por que investir em desenvolvimento?
De fato, atualmente, o marketing tem avançado tanto quanto as áreas de tecnologias: qualquer um que goste de celular ou televisão sabe com que velocidade as coisas caminham e evoluem nesse universo tecnológico, não é mesmo?
Também assim, embora as empresas sejam cada vez mais exigentes no tocante à formação dos funcionários que querem contratar, a maioria delas entende que o cerne de uma boa formação diferenciada não vem da faculdade, ou das instituições formais, e portanto a empresa é que precisa criar suas próprias certificações e treinamentos.
Além do mais, hoje a informação corre solta. Muitos profissionais liberais ou autônomos atuam em coworkings e espaços de sala comercial compartilhada, de modo que as novidades veiculam muito depressa. Sendo assim, se a própria empresa não estimular esse tipo de intercâmbio, ela e não o funcionário é quem ficará para trás.
Portanto, não é possível ter um pensamento conservador do tipo “Mas e se eu formo o funcionário e depois ele leva esse conhecimento embora com ele?”. Na verdade, a equipe se compõe de vários integrantes, e se cada um estiver fraco, o time será fraco.
Um exemplo bastante prático é o dos treinamentos antigos, pertinentes à segurança no trabalho e ao manuseio de serviços de maior risco, como no caso de içamento de móveis ou de áreas braçais da construção civil.
Obviamente, uma empreiteira ou construtora precisava (e ainda precisa) promover esse tipo de treinamento, ou a qualidade do trabalho estará comprometida, tanto quanto a própria segurança dos operários.
No caso do marketing digital, o treinamento/desenvolvimento diz respeito às mesmas lógicas ou regras de mercado, pelo menos no que concerne à qualidade dos serviços: se o funcionário não estiver em dia com as inovações do mercado, que são muitas, certamente a empresa como um todo estará comprometida.
O que é cibercultura e qual seu alcance?
Outro aspecto importante do treinamento de marketing nas empresas é o da universalidade dessa estratégia. Afinal, você pode estar se perguntando, qual tipo de empresa precisa ou pode promover esse tipo de tática? A resposta é bem simples: praticamente todas as empresas do mercado.
Um exemplo é o próprio setor de construção civil, que é o que mais citaremos abaixo. Embora toda a frente de chão de obra e de esforços braçais não precise dessa área, há vários segmentos que carecem e muito de marketing digital, tais como:
- Os setores de venda;
- Os ramos de produção;
- As consultorias de conscientização
- Os setores de distribuição, etc.
Além desse segmento, que está bastante associado a grandes indústrias e aos setores primários e secundários da economia nacional, há os segmentos terciários também, que prestam serviços e facilities em geral.
Neste caso, um exemplo bastante prático é o de pet shop, que figura entre os que mais têm crescido nos últimos anos. Uma loja que disponibiliza o serviço de hospital para cachorro 24 horas, por exemplo, certamente precisará investir em marketing digital, graças ao diferencial de ponta que esse serviço representa.
Naturalmente, pode ser que apenas um funcionário execute o serviço, se for o caso de uma única unidade. Porém, mesmo nesse segmento, não é raro vermos empresas atuando com a estratégia de redes, contando com dezenas ou mesmo centenas de lojas.
Quando é assim, certamente a equipe de marketing é composta por dezenas de funcionários, os quais sem dúvida precisarão estar em dia com as novidades da área de comunicação, internet e “cibercultura”, que é um termo aplicado na atualidade, para se referir aos costumes e hábitos mais comuns nesse universo digital.
O que é o endomarketing e qual seu papel?
Você já ouviu falar na ABTD? Trata-se da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento. Segundo ela, no Brasil a média de treinamento por funcionário gira em torno de 15 horas por ano, ao passo que nos EUA e em países europeus esse número chega a superar o dobro disso.
Tal realidade impacta, naturalmente, em vários fatores. Os quais vão, como dito acima, desde questões de segurança do trabalho, até desempenho da empresa e excelência nos vários setores de manufatura e serviços.
Neste sentido, os treinamentos gerais apresentam vários benefícios, tais como:
- Atendimento de normas de segurança;
- Atendimento de certificados e selos de excelência;
- Crescimento dos processos de avaliação de desempenho;
- Melhorias consideráveis no clima organizacional;
- Aumento direto da produtividade geral, etc.
Quando o treinamento se volta para a área de marketing, como no recorte que fazemos neste post, as vendas e a receita geral da empresa são, obviamente, os aspectos mais diretamente impactados.
Um escritório que oferece soluções na área de licenciamento de obras e construções, por exemplo, cuja concorrência cresce a cada dia que passa, certamente perceberá a imensa diferença positiva após aplicar algumas novidades básicas da área.
Porém, um aspecto muito importante é o de endomarketing. Trata-se da comunicação interna, que visa a alinhar todos os colaboradores com a cultura da corporação, de modo a trazer mais ou menos as vantagens citadas na lista acima.
Importância dos treinamentos em redes sociais
Um dos profissionais mais requisitados atualmente é o de social media. Trata-se daquela pessoa que se especializou em redes sociais. Ao contrário do que se imagina, não basta contratar algum parente próximo ou qualquer pessoa “viciada em Facebook”.
As redes sociais são em grande número, cada uma delas tem suas vantagens, desvantagens, e peculiaridades que precisam ser integradas na estratégia da empresa.
Assim, investir em treinamentos, cursos e workshops que mantenham os funcionários da área sempre atualizados é o único modo de conseguir bons desempenhos em um mercado em constantes mudanças.
Algumas startups da área de gestão ambiental em obras de construção civil, por exemplo, que lidam com um dos temas mais caros da atualidade (o do ambientalismo), certamente estão entre os setores mais inovadores da engenharia civil.
Se o profissional da área não souber onde seu público se encontra, quais os seus costumes, qual a linguagem que ele utiliza, e como se comunicar com esse nicho, certamente ficará para trás e perderá para a concorrência.
Essas noções de mercado, de estudos de caso, de benchmarking, de levantamento de personas e afins, somente as palestras, treinamentos e desenvolvimentos contínuos podem trazer ao profissional da área.
Além do setor de gestão de resíduos na construção civil, há muitos outros que também migraram para as redes sociais, e que veem nela um dos principais veículos de comunicação e relacionamento com o seu público.
Você já ouviu falar em SMO e SEO?
Um exemplo da importância das redes sociais nós encontramos em uma profissão totalmente nova que surgiu nos últimos anos, que é a do analista de SMO (Social Media Optimization), cuja função é, justamente, a de otimizar o material que será trabalhado nas redes sociais.
Nesse nicho está o que de principal ocorre no universo dos treinamentos voltados para marketing digital. Um exemplo que segue de perto o de ambientalismo é o de fontes alternativas de energia, que na esfera comercial se relaciona diretamente com as empresas que trabalham, entre outras soluções, com instalação de placa solar.
Geralmente, ao lado do otimizador de conteúdo para redes sociais está outro profissional analista, que é o de SEO (Search Engine Optimization). Neste caso, o esforço que temos é o de posicionamento das páginas institucionais/publicitárias nos motores de busca.
Como é sabido, atualmente existe uma infinidade de empresas que se posicionam como referência em suas áreas de atuação por meio dessa estratégia: a geração de conteúdo de qualidade, e gratuito, para o seu público-alvo.
É o que se chama content marketing, ou marketing de conteúdo. Essa estratégia se relaciona intimamente com o inbound marketing, que é um termo mais conhecido do brasileiro. De qualquer modo, temos aí outro exemplo de novidades e inovações que apenas o treinamento contínuo pode trazer ao profissional da área.
O que é notável neste caso é que, mesmo que a empresa não trabalhe com soluções up-to-date, como dizem, que são aquelas de grande apelo contemporâneo (como a ecologia), ela certamente precisará, em algum momento, executar esse tipo de estratégia.
Portanto, seja para vender um gerador de energia solar ou geradores de energia a gás, gasolina e demais meios tradicionais de combustão, o fundamental é ter uma equipe bem formada e informada a respeito das novidades sobre como praticar um marketing que traga os objetivos de toda empresa: aumentar a receita e a clientela!