Home Dicas Empresarial 5 grandes desafios do RH para o futuro das empresas

5 grandes desafios do RH para o futuro das empresas

por Marcelo Braga
desafios do RH para o futuro

A área de recursos humanos é uma das mais importantes para o sucesso das organizações. Isso porque é ela a responsável por identificar, recrutar, desenvolver e avaliar os talentos da empresa. O futuro e o presente apresentam inúmeros desafios ao RH.

Compreender quais são os principais desafios do RH é um dos fatores mais relevantes para se pensar estratégias capazes de fortalecer os negócios. Com as mudanças trazidas pelas inovações tecnológicas, o RH tradicional está dando espaço para um modelo de departamento de RH mais moderno, eficiente e ágil.

Assim, neste artigo listamos alguns dos principais desafios do RH no momento e para o futuro e que merecem a atenção durante o planejamento das decisões estratégicas de longo prazo dentro das empresas.

1. Saúde e qualidade de vida dos colaboradores

Um dos principais desafios do RH para o futuro próximo é certamente como fazer com que o ambiente de trabalho não deixe os colaboradores exaustos, tanto física quanto mentalmente. A atenção dada a importância da saúde mental da equipe nunca foi tão grande. Pesquisas mostram que, quando os colaboradores se sentem bem com o trabalho, eles têm 67% de chances a mais de estarem engajados, o que é bom para a empresa como todo.

Assim, é essencial que as empresas ofereçam boas estruturas de trabalho, respeitem os limites de horário de expediente e as pausas para alimentação. Ajudar o colaborador a manter um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal é bom para as empresas também, pois esse investimento é retornado em termos de produtividade, engajamento, além da atração e retenção de talentos.

2. Atrair e reter talentos


O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo e apenas os salários não é mais suficiente para mantê-los dentro da empresa por muitos anos. O que torna a retenção desses talentos um grande desafio do RH. Para essa tarefa, a construção de uma cultura organizacional positiva, um ambiente de trabalho saudável, um programa de benefícios para os colaboradores e um bom programa de desenvolvimento pessoal traz maior impacto na retenção dos talentos do que os vencimentos.

Se reter os talentos não é tarefa fácil, atraí-los também não é. Os talentos de hoje em dia desejam trabalhar em empresas com as quais eles se identifiquem e enxerguem uma chance de contribuir com a sociedade. Assim, se sua empresa deseja atrair mais talentos, o fortalecimento da sua marca empregadora é passo vital para ter sucesso nessa missão. Bem como pensar em compromissos sociais, como adotar os princípios do ESG na organização.

3. Engajar os talentos

Um dos principais desafios do RH é manter os talentos engajados com seus trabalhos dentro da empresa. A importância de manter sua equipe engajada com suas responsabilidades tem crescido bastante entre as preocupações das organizações para o futuro, conforme há uma importância maior para o papel das pessoas dentro do ambiente corporativo – e o RH deverá estar atento a isso.

Isso porque as estratégias para aumentar o engajamento da equipe não surtem efeitos imediatos, são medidas que exigem persistência e visão de longo prazo para funcionarem da melhor maneira possível.

Engajar funcionários não é, e nunca foi, uma tarefa simples, não é verdade? Mas a recente recessão econômica aumentou consideravelmente as proporções desse trabalho, já que o velho conceito de “fazer mais por menos” ainda é uma constante em muitas organizações, infelizmente.

Além disso, é comum que, em períodos de crises, ocorram “surtos” de incertezas, em especial no que diz respeito ao trabalho. O que acaba reduzindo a motivação, a produtividade e, é claro, o engajamento dos colaboradores.

Para encarar esse panorama de incertezas, é necessário que o RH invista fortemente em estratégias de comunicação, munindo a liderança da empresa com métodos e formas para gerar engajamento e reduzir a rotatividade de seus funcionários, pois somente dessa forma será possível vencer os desafios do RH nos tempos modernos.

4. Mais diversidade

A demanda por mais diversidade dentro do ambiente corporativo é cada vez maior, tanto por parte dos investidores quanto por parte dos talentos, especialmente os das novas gerações. O que torna esse tópico um dos desafios do RH. As organizações devem se adiantar e estar á frente dessas mudanças para aproveitarem antes as vantagens que um ambiente de trabalho mais diverso pode trazer, tanto dentro da empresa quanto para o fortalecimento da marca empregadora.

A busca por mais diversidade passa por dois fatores importantes: mudanças na cultura organizacional da empresa e no processo de contratações. É importante começar medidas importantes, como treinamentos e palestras sobre a importância da diversidade nos programas de desenvolvimento da empresa e concentrar nos efeitos positivos que um ambiente diverso trará à empresa. Assim como na hora de contratar, as empresas devem colocar a diversidade como um dos fatores para o recrutamento. Não é de uma hora para outra que as empresas se tornarão mais diversas, mas quanto mais cedo começarem, melhor.

5. As mudanças radicais nas formas de contratar

É fato que nunca houve um consenso sobre uma maneira padronizada de realizar os processos seletivos nas organizações.

Entretanto, podemos afirmar que, se os procedimentos internos das empresas estão cada vez mais ágeis por causa da tecnologia, espera-se o mesmo no que diz respeito às contratações, concorda?

Primeiramente, o setor de RH precisa ser mais assertivo. Ou seja, seus gestores devem procurar tecnologias e treinamentos para garantir processos de contratação com a menor possibilidade de erros.

Outro aspecto relevante é a velocidade. Por isso, existem sistemas modernos altamente capazes de auxiliar o RH em todas as etapas da contratação, de modo que o processo todo seja mais ágil e produtivo.

Gostou desse artigo? Quer estar por dentro de novas ideias para aprimorar a performance da sua empresa? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre bem informado.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário