2020 será lembrado como um ano ímpar, ele representou um divisor de águas na história da humanidade. A despeito das questões sociais, econômicas e de saúde pública ocasionadas pela pandemia, com a expansão do trabalho remoto, a alteração nos hábitos de consumo e a propagação de softwares e aplicativos voltados para atender a repentina necessidade de isolamento social, 2020 também acentuou as transformações digitais tanto na vida privada, quanto dentro das organizações. Quem imaginaria que toda a população do planeta vivenciaria um mesmo desafio de forma tão inesperada? A busca pela adaptação ao “novo normal” e por soluções para as novas demandas têm provocado uma inegável mudança de mentalidade. E é isso que nos espera em 2021.
Por isso, mesmo diante de um contexto tão recheado de incertezas, ainda é possível ter uma visão positiva sobre o próximo ano. Neste artigo, a Reachr compartilha com você um pouco sobre as expectativas para o mercado de trabalho e o desenvolvimento do RH em 2021.
É chegada a hora do RH estratégico
Especialistas afirmam que o trabalho tem sido redesenhado por completo com a tecnologia, muitas das principais profissões do futuro ainda estão para surgir. Na economia brasileira, a indústria tem contratado cada vez menos, atingindo menos de 15% do mercado, enquanto os serviços já somam mais de 65% das contratações. Esses câmbios já eram perceptíveis, mas tornaram-se ainda mais visíveis com o home office e as modificações das relações de trabalho. Tudo isso, sinaliza que o mercado que conhecemos hoje está em profunda transformação.
Estamos diante de uma reconstrução das relações contratuais entre pessoas e organizações que surge em concomitância às transformações digitais. Nesse cenário, o RH precisa assumir um papel de liderança com atitudes demonstradas no cotidiano das empresas. Para tanto, será necessário que o setor altere o seu mindset para inovar e focar em tarefas que a tecnologia ainda não é capaz de cumprir.
Mais tecnologia para focar em melhores relações
Antes da pandemia os aspectos que chamavam atenção sobre a transformação digital dentro das empresas eram, por exemplo, as ferramentas de automação das folhas de pagamento, depois de 2020, isso foi radicalmente alterado demonstrando uma crescente utilização das tecnologias para as áreas de treinamento, recrutamento e seleção, inventários comportamentais, dentre outros.
Os próximos desafios para essa transformação em 2021 estão ligados à integração dessas plataformas com ecossistemas mais completos que possibilitarão às organizações ainda mais assertividade e clareza para gerenciar a performance de seus colaboradores e para impulsionar o seu crescimento. A grande tendência é o crescimento dos big data e o foco no aprimoramento dos relacionamentos.
O que podemos esperar das jornadas de trabalho?
Algo que ficou muito claro para a grande maioria das empresas e que foi comprovado pela pesquisa realizada pela Reachr sobre as mudanças trazidas pela pandemia nas relações de trabalho, é que a produtividade e os resultados não estão automaticamente ligados ao controle proporcionado pelas atividades presenciais. O sucesso da atuação remota de muitos profissionais que tiveram êxito em adaptar-se à nova realidade e as incertezas ligadas às questões sanitárias apontam para uma continuidade do trabalho remoto, pelo menos nos meses iniciais. Mas é provável também que algumas organizações já experimentem jornadas híbridas em 2021 à medida que os avanços das vacinas e medicamentos indicarem mais segurança sanitária. Por mais sucesso que o teletrabalho apresente, a relação presencial ainda apresenta-se como necessária nas relações profissionais.
Tendências do recrutamento
A adoção de ferramentas digitais nos processos de contratação fez com que muitas empresas experimentassem suas vantagens como redução de custos, de tempo e aumento da assertividade. Por esses motivos, é pouco provável que as organizações voltem atrás, principalmente considerando investimentos e esforços que já foram realizados.
A tendência do recrutamento e seleção em 2021 é continuar sendo de forma digital, pelo menos, em relação às primeiras etapas, mas sem perder a veracidade proporcionada pelas entrevistas, ainda que o “olho no olho” precise continuar sendo por meio de câmeras e reuniões virtuais.
Tanto para a atração de talentos quanto para a sua retenção, mais do que nunca será fundamental trabalhar a marca empregadora e considerar questões comportamentais, diversidade e fit cultural para compor equipes de sucesso.
Como alcançar metas?
Para aprimorar resultados e alcançar metas em 2021, as empresas precisarão estar dispostas a utilizar ferramentas que permitam aos profissionais estarem focados no desenvolvimento de suas competências para o aprimoramento da sua performance, além disso, o otimismo precisará ser um valor no gerenciamento assertivo e confiante das equipes e dos processos. Do ponto de vista dos colaboradores algumas competências comportamentais serão diferencias para a obtenção de resultados mais atrativos, como a inteligência emocional, a maturidade para lidar com as mudanças, a abertura para a transformação digital e a atitude positiva, extremamente necessária em tempos de incertezas.
Dentro das organizações, atitudes que refletem inclusão, diversidade e atenção para com o outro serão ainda mais perceptíveis pelo mercado. Compatibilidade é o futuro!
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