As contratações assertivas, ou seja, saber como contratar o funcionário ideal com mais eficácia, é um dos maiores desafios do RH moderno. O cenário atual do nosso mundo globalizado requer mais precisão no mundo corporativo, com cada vez mais acertos e menos perda de tempo
Mas o que torna o processo de recrutamento e seleção efetivo? Investir em inovações ou apenas “contratar caráter e treinar habilidades”, como tem sido muito falado?
Nesse artigo iremos falar sobre o impacto que as contratações assertivas tem na produtividade da sua empresa e 5 dicas para melhorar sua assertividade no recrutamento:
Contratações assertivas importam
Altos índices de turnover trazem um peso enorme tanto no orçamento da empresa quanto na produtividade da sua equipe. Isso ocorre pois uma contratação envolve diversos fatores e pessoas em cada parte do processo, mesmo após a efetivação: custos contratuais, custos de produtividade da equipe, tempo para treinamento de novos colaboradores. Tudo isso combinado tem efeito devastador para o seu negócio.
E é por isso que contratações assertivas importam. Não apenas melhoram a produtividade do seu negócio como ajudam a economizar tempo e dinheiro nas operações diárias. Assim, separamos algumas dicas para te ajudar a selecionar os candidatos de forma mais efetiva:
Essas e outras possibilidades podem andar juntas quando o RH segue essas dicas para seleção de candidatos.
1 – Planejamento da vaga
O papel do setor de recursos humanos é fundamental, já que ele é o responsável por encontrar e desenvolver talentos. Esse contato começa desde a elaboração da vaga, passando pela divulgação e comunicação com possíveis candidatos.
Pré-requisitos, detalhamento da função, necessidades, desafios e outras particularidades da vaga e da empresa são informações que precisam ser organizadas antes da distribuição do anúncio.
2- Perfil do candidato, da vaga e da empresa
É necessário estar atento ao perfil dos candidatos logo na triagem para evitar perda de tempo de todos os envolvidos no processo. Essa dica é uma consequência do item anterior, o planejamento, mas podem acontecer falhas dependendo da distribuição.
Avalie ainda a identificação com o perfil e identidade da empresa para evitar a rotatividade e insatisfação de todas as partes.
3- Procure por recém-formados
A grande vantagem de buscar talentos entre os recém-formados é que eles costumam ter muita sede de conhecimento, aprendizagem e senso de colaboração. Isso resulta em maior adaptação e aceitação da cultura da empresa, aumentando as chances de serem contratações assertivas.
No início do artigo falamos em treinar habilidades e os recém-formados são ótimos exemplos para ilustrar que competências técnicas são mais fáceis de moldar.
4 – Contratação interdisciplinar
Localizar os perfis de funcionários ideais para as vagas disponíveis pode ser uma tarefa que ajudará a realizar mais contratações assertivas ao olhar para outras especialidades. É uma tendência muito comum, por exemplo, entre os formados em engenharia, que comumente ocupam posições estratégicas.
Necessidades e desafios da vaga podem determinar essa mudança. Exemplo: uma posição no marketing pode se beneficiar mais com um especialista em atendimento ao cliente do que com mais um analista de marketing, dependendo da vaga.
5- Condução de entrevistas
Outra atual tendência para um excelente recrutamento é deixar para trás as decisões baseadas em subjetividade nem entrevistas. Por isso a preparação para entrevistas deve ser também do recrutador e da gestão do RH, que vai fornecer o planejamento de recrutamento e seleção.
Para seguir essas dicas é preciso dedicar tempo para organizar e desenvolver as estratégias e estruturação. Por isso o investimento em tecnologia é um braço forte do RH que precisa economizar tempo, dinheiro para, assim, realizar mais contratações assertivas para melhorar os resultados da empresa.