É inegável que a Covid-19 trouxe inúmeros desafios ao mercado de trabalho mundial. Entretanto, a crise também aqueceu alguns setores da economia, que têm apresentado soluções para facilitar as novas formas de viver, trabalhar e se relacionar, diante das mudanças impostas pela pandemia. Nessa nova realidade, empresas de áreas ligadas à tecnologia, e-commerce, logística, alimentação, saúde, itens esportivos, dentre outros, têm tido crescimento significativo e, consequentemente, aberto novas frentes de trabalho. Por esse motivo, felizmente, a contratação continua e, nos últimos meses, muitos profissionais passaram a integrar times em organizações, sem sequer jamais terem pisado na sede da empresa.
Nesse contexto, o onboarding digital torna-se ainda mais precioso para assegurar que a adaptação desses novos colaboradores ocorra da melhor forma possível, mesmo se precisar ser feita à distância.
O papel do onboarding para o sucesso do time
O termo, emprestado do inglês, quer dizer “embarcar”, “integrar”. Trata-se de um conjunto de práticas de recepção dos novos colaboradores, cuja função é apresentar a empresa, seus valores, propósitos, missão, dentre outros aspectos, realizando uma imersão na cultura organizacional, com o objetivo de conquistar a adesão dos profissionais recém-chegados.
O sucesso do onboarding pode ser decisivo na retenção de talentos e na diminuição do fluxo de rotatividade de pessoas, o turnover. Isso acontece porque ele estimula o sentimento de pertencimento, que faz com que as pessoas estejam mais comprometidas e conectadas com o objetivo da empresa. Outra vantagem desta prática é agilizar o aprendizado e a adaptabilidade do profissional às tarefas que ele deverá desempenhar, acelerando também seus resultados.
Boas vindas virtual: uma nova forma de recepcionar
Antes da necessidade do isolamento social, o onboarding costumava incluir visitas às instalações da empresa, reuniões com gestores, apresentações de vídeos ou slides sobre a organização, dentre outros momentos presenciais. Contudo, após às imposições da pandemia, muitas empresas têm utilizado a criatividade para surpreender seus novatos e garantir que a sensação de pertencimento aconteça, ainda que virtualmente.
Os famosos kits de boas-vindas, geralmente, entregues no primeiro dia de trabalho, com recados personalizados e brindes como canetas, camisas e afins, têm sido enviados para as casas dos recém contratados, acompanhados de itens que irão proporcionar melhor desempenho funcional, como notebooks, mobílias de escritório, dentre outros. Além disso, lives e reuniões virtuais também têm sido utilizadas para adicionar treinamentos à acolhida e apresentar lideranças e colegas de trabalho.
Sem poder contar com a infraestrutura da empresa, é preciso considerar que o êxito do processo de adaptação passe, necessariamente, pela criação de condições adequadas à realização do trabalho, remotamente. Nesse sentido, é importante envolver as diferentes áreas da organização, além do RH, para criar mecanismos que substituam o suporte presencial. É importante facilitar por exemplo, processos burocráticos, configurações de e-mails, uso de programas e softwares que eventualmente serão utilizados.
Por fim, é importante dar atenção à gestão dos novos colaboradores, acompanhando o seu engajamento por meio de reuniões virtuais, sistemas de gestão de tarefas e ferramentas digitais que promovam mais qualidade no trabalho diário, entendendo o onboarding digital como o início de um processo que precisa ser continuadamente alimentado.
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