Possuir um quadro funcional de alto desempenho é um desejo de empresas de todos os portes e segmentos. Isso porque, cada vez mais, as pessoas têm sido consideradas como o ativo mais valioso das organizações. Nesse sentido, a contratação assertiva é fundamental, assim como a retenção desses talentos. Mas como encontrar o candidato mais adequado para ocupar cada nova vaga? Esse desafio pode ser facilitado pela adoção de uma estratégia importante que precisa ser considerada logo no início do processo: a definição da descrição de cargo, ou a descrição do trabalho que será desempenhado.
É comum nas redes sociais, especialmente no Linkedin, vermos candidatos se queixando da quantidade de exigências para o preenchimento de algumas vagas, sem que isso seja de fato condizente com a proposta de trabalho. Esse tipo de descrição da vaga, acaba por afugentar talentos em potencial. É preciso considerar que a relação com o futuro colaborador precisa possuir reciprocidade, por isso, é necessário determinar a descrição de cargo de forma coerente e transparente e assim despertar o interesse das pessoas certas.
O que precisa ser abordado em uma descrição de cargo?
Ao anunciarem vagas disponíveis, as empresas precisam deixar clara não só a tarefa que o profissional irá cumprir e os requisitos que ele precisa possuir, mas também o que ela, como empresa valoriza em termos de propósitos, visão, identidade, cultura organizacional, dentre outros aspectos que definem o seu DNA.
Quanto mais clara for sua descrição de cargo, mais chances de receber candidaturas próximas ao perfil desejado.
O conteúdo desse texto dependerá de diversos fatores e não há uma receita para que ele seja construído. Entretanto, é interessante que o candidato tenha uma dimensão se é ou não adequado para disputar pela colocação e se a vaga ofertada é realmente atrativa para sua carreira. Desta forma, é preciso ter atenção para três questões elementares: o que a empresa busca, o que ela oferece e quem ela é.
- Defina o que a empresa busca:
Descreva requisitos, formação, competências técnicas, competências comportamentais, habilidades, experiência desejada, dentre outros.
- O que a empresa oferece:
Nem sempre é uma estratégia da empresa a divulgação do salário e há situações em que o mesmo pode ser negociado. Nesse caso, indicar a faixa salarial pode ser uma opção. É interessante abordar sobre benefícios, tipo de contratação, horário de trabalho, opções de flexibilidade, se existe plano de carreira, participação nos lucros, qual é o dress code, espaço físico ofertado, possibilidade de conciliar de forma harmoniosa a vida pessoal e o trabalho, entre outros aspectos.
- Quem é a empresa?
Atualmente, muitos profissionais dão mais valor ao fato de trabalharem em algo que acreditam e que corresponde ao seu propósito do que propriamente terem retorno financeiro. Por isso, nem sempre quem oferta o melhor salário atrai o melhor talento. É preciso apresentar a verdadeira identidade da empresa para chamar a atenção de pessoas conectadas com sua cultura organizacional, missão e valores.
Uma descrição interessante tem mais chances de chamar a atenção da pessoa certa
Depois de abordar o conteúdo que precisa fazer parte da descrição de cargo, é hora de falarmos sobre a forma de apresentá-la. Uma boa dica é escrever pensando em quem se pretende contratar. Seu profissional ideal deve ser entendido como o público-alvo do seu texto, vídeo ou outro formato escolhido.
Ainda que você anuncie a oportunidade em diversas páginas de carreiras e em portais de vagas, é importante preparar uma forma adequada para apresentá-la. Essa pode ser uma chance de trabalhar também a sua marca empregadora.
Para a construção de uma descrição de cargo atrativa e interessante, deixar o anúncio claro e objetivo é um critério fundamental mesmo para quem vai usar a criatividade. Quando se utiliza redes sociais para anunciar vagas também é apropriado aproveitar essa linguagem para apresentar um pouco mais sobre a empresa e o objetivo que se pretende com aquela contratação.
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