As empresas buscam atrair profissionais cada vez mais qualificados e de alta performance para seus times e esta verdade não é diferente para o profissional de RH.
Porém, quais são os segredos de um profissional que se destaca? Existem algumas características e habilidades comuns que podem ser aprendidas? Confira as dicas a seguir para impulsionar a sua carreira na área.
1. Invista na profissionalização
Parece clichê falar sobre investir em profissionalização, visto que profissionais de todas as áreas precisam disso, mas, o fato é que quando se trabalha diretamente com pessoas, como é o caso do profissional de RH, o processo de aperfeiçoamento tem um valor ainda maior. Afinal, é preciso ser estratégico e estar atento às novidades do mercado para selecionar, recrutar e treinar bons colaboradores.
As pessoas que desejam trabalhar em RH devem procurar não só cursos ligados à gestão de pessoas, mas também ciências sociais, sociologia e finanças. Todos eles ajudarão o profissional a ter uma visão sistêmica do ambiente corporativo. Logo, quanto mais variado o conhecimento, melhor será a interação com a equipe, impactando no relacionamento com diferentes áreas.
2. Entenda como ser um bom líder
Esse passo vai ajudar a buscar profissionais com a capacidade de gerenciar tanto processos quanto pessoas. Uma das maiores dificuldades dos empreendimentos ainda é encontrar boas lideranças, mas não só isso: existe também um gargalo no treinamento de potenciais líderes. A falha começa na identificação desses talentos, que podem sair da empresa, caso não recebam a devida valorização.
Portanto, se você deseja aperfeiçoamento, é interessante buscar se aprofundar na identificação de bons líderes. Para isso, é necessário saber quais as competências e habilidades imprescindíveis para o contexto da organização e também quais características pessoais o profissional deve ter para ocupar um cargo de gestão.
3. Tenha orientação a data-driven
Um artigo da revista Harvard Business Review escrito por Thomas H. Davenport afirmou que a área de RH é uma das mais estratégicas de um negócio em termos de dados. O que isso significa? Os dados têm pautado cada vez mais decisões dos negócios.
O mesmo texto apresentou uma pesquisa feita com mais de 1.500 respondentes em que 89% dos pesquisados concordaram que a função que desempenhavam no RH se torna altamente qualificada no uso de dados a fim de determinar os futuros planos da força de trabalho.
A tendência é que o uso de dados direcione cada vez mais a tomada de decisões nos recursos humanos, ajudando não só no recrutamento dos profissionais mais adequados aos cargos, mas também no treinamento alinhado e qualificado deles.
4. Aceite feedbacks e saiba fornecê-los
A cultura do feedback pode ser entendida como o exercício de dar e receber retorno de seus colaboradores. A ideia é ressaltar o que foi positivo e o que precisa ser melhorado e que isso se torne uma prática enraizada na organização.
Uma prática essencial para todo profissional de RH é justamente saber aceitar e fornecer feedbacks. Ele precisa ter sensibilidade e senso crítico para saber ouvir, mas também corrigir erros e auxiliar os colaboradores em pontos que precisam ser melhorados.
De maneira geral, o feedback precisa ser uma prática que auxilie na promoção do crescimento profissional. Quanto mais eficientes, maior e melhor o impacto positivo tanto para o profissional que recebe o feedback quanto para a empresa.
5. Busque desburocratizar o RH
Insatisfação, absenteísmo, promoções, recrutamento, seleção, administração de benefícios, avaliações de desempenho… O dia a dia de um RH é permeado por tarefas e a ideia da aplicação de novas tecnologias é justamente desburocratizá-las.
Alguns softwares são capazes de selecionar currículos de maneira inteligente. Ainda temos a gamificação, que é o uso de jogos para treinamentos de colaboradores, ajudando na capacitação, bem como o People Analytics, que auxilia a analisar perfis comportamentais — isso sem contar os sistemas de administração dos benefícios e confecção de holerites.
Portanto, é imprescindível saber manusear as novas tecnologias para desburocratizar os processos da área. Estar atento não só às tendências, mas também saber aplicá-las é o segredo para um RH de sucesso.
6. Mantenha-se atualizado
Como destacado no primeiro tópico do artigo, buscar a capacitação é imprescindível para se tornar um profissional de RH de sucesso. No entanto, não é só a educação formal que ajudará na construção do conhecimento: a atenção em relação às atualidades precisa ser constante.
Além da graduação, pós-graduação e outros cursos, é interessante buscar notícias sobre o mercado tanto em informativos gerais quanto em revistas especializadas na área de recursos humanos e também sobre gestão em geral.
7. Conheça bem o negócio
Um dos segredos para conseguir desenvolver sua carreira e ser um profissional de RH de sucesso é ter um amplo conhecimento sobre a organização em que você trabalha. Para isso, você precisa entender as estratégias do negócio.
Ou seja, você precisará entender o que a organização busca, seus planos futuros, pontos que têm sido trabalhados no momento atual, bem como observar o que precisar ser mudado. De maneira geral, um profissional de RH de sucesso tem que estar em contato constante com gestores a fim de identificar oportunidades.
8. Seja multidisciplinar
Apesar das funções da área de RH, o profissional não pode (nem deve) restringir seus conhecimentos. Para ter sucesso na área que atua diretamente com as pessoas, é preciso ser multidisciplinar. Isso não significa saber tudo sobre todas as funções, mas ter certo conhecimento sobre as áreas que compõem a organização.
Transitar por diferentes conhecimentos ajudará na hora de lidar com colaboradores de perfis distintos, promovendo uma melhor comunicação e também entendimento sobre as necessidades individuais e seu alinhamento com os objetivos da organização.
Independentemente da posição hierárquica que você ocupa na empresa, é interessante estar em constante preparação para ser um profissional de RH de sucesso. O investimento em profissionalização, a análise de dados e também a multidisciplinaridade podem ser consideradas algumas das prioridades que fazem de você um profissional de qualidade.
A atualização é outro ponto importante a ser trabalhado. Quer continuar aprendendo sobre o mercado? Assine nossa newsletter e acompanhe as novidades que postamos!