Antes de 2020, a grande maioria dos profissionais passavam mais tempo na presença de colegas de trabalho do que com parentes e amigos. Essa situação sempre acentuou a importância de um clima organizacional agradável para o bom desempenho das empresas. Mas mesmo após o aparecimento da pandemia de Covid-19, que induziu milhares de organizações pelo mundo a adotarem o trabalho remoto, esse elemento continua demonstrando sua influência em equipes de sucesso.
Como na vida privada, nenhuma relação duradora e produtiva se sustenta sem harmonia, seja presencial ou virtualmente. Afinal, é mais difícil manter-se motivado em ambientes opressores ou de atritos constantes que em situações de estímulos positivos.
O conceito de clima organizacional está relacionado à atmosfera emocional e psicológica do ambiente de trabalho que pode ser percebida, de forma coletiva, pelos profissionais que compõem a empresa. Ele exerce uma influência real na forma como os colaboradores se relacionam profissionalmente entre si e com os clientes e, por isso, impacta decisivamente no desempenho das equipes e nos resultados.
O clima organizacional traduz o DNA da sua empresa?
Características da gestão, adesão à cultura organizacional da empresa, relações interpessoais, política de benefícios e incentivos, formas de entrega de feedbacks, dentre outras questões podem influenciar na atmosfera da sua organização, mas o grande segredo por detrás de um clima organizacional positivo está no alinhamento entre os valores e propósitos da empresa e a forma como os processos são conduzidos dentro das equipes.
Para isso, é fundamental que haja engajamento tanto por parte das lideranças quanto dos colaboradores quanto aos ideais que orientam a organização. A formalização de códigos de ética e conduta podem ser facilitadores para direcionar o posicionamento dos profissionais, mas a promoção de ambientes colaborativos, diversos, empáticos e estimulantes são ainda mais eficientes.
Tudo passa pela atração e retenção de talentos
Se na hora de recrutar as empresas buscam pelo match perfeito, para reter talentos é preciso garantir um ambiente que propicie ao profissional o desenvolvimento de suas potencialidades. Essa lógica demonstra o quanto o clima organizacional está relacionado com o fortalecimento da marca empregadora e como é afetado por ela. Ou seja, para atrair as pessoas ideias é necessário mostrar a elas o quão interessante será compor o seu time, ao passo que para manter a sua equipe alinhada e motivada é preciso que ela seja composta por pessoas dispostas a aderirem à sua cultura organizacional, trabalhando com ânimo e motivação. É por isso que um bom clima organizacional é capaz de impactar na redução do turnover.
Como medir o Clima Organizacional?
Por se tratar de algo diretamente ligado à forma como as pessoas se relacionam entre si e com a empresa, o clima organizacional é altamente variável. Por esse motivo para mensurá-lo é preciso utilizar constância. A própria percepção sobre a atmosfera presente na empresa é fundamental, assim como a observação criteriosa das lideranças e as intervenções rotineiras dos profissionais de RH, que também são excelentes mecanismos de análise. É indicado estabelecer pesquisas quantitativas, qualitativas para estabelecer escutas transparentes e comprometidas com a harmonia das equipes.
Separamos abaixo 4 motivos para aplicar essa metodologia e temos a certeza de que você vai repensar o assunto e começar a planejar imediatamente. Vamos lá?
1. Identifica a Necessidade de Treinamentos
Responda para nós: o seu time está bem preparado para atender todas as demandas dos seus clientes? Ele tem à sua disposição todas as ferramentas necessárias para desempenhar o seu papel dentro da empresa com maestria? Ele se sente confiante em captar as dores do cliente e solucioná-las?
Você só tem a certeza disso se perguntar para o colaborador na pesquisa de clima organizacional. Por exemplo: imagine que os indicadores comerciais da sua empresa estão caindo de uma hora para outra. Se você identificar que o problema é falta de capacitação do seu time em fechar vendas, essa dificuldade é facilmente superada com um bom treinamento, certo?
Por isso, é sempre importante conferir se o time está apto para atender o consumidor moderno. Caso contrário, forneça os melhores cursos e treinamentos para o seu desenvolvimento e, consequentemente, para conquistar mais resultados satisfatórios.
2. Avalia o Poder de Liderança dos Gestores
Sabemos que os gestores têm um papel fundamental em conduzir o time rumo ao sucesso. Porém, algumas empresas contratam profissionais despreparados e que não criam um clima harmonioso para o desenvolvimento da equipe.
Por isso, perguntar ao colaborador o que ele pensa sobre a liderança e os gestores é essencial para ter a certeza de que você acertou na contratação. Caso contrário, é necessário repensar no quadro de gestores da sua empresa ou fornecer treinamentos para que ele se desenvolva e possa orientar o público interno.
3. Identifica os Pontos Fracos do Seu Negócio
A visão dos seus funcionários é essencial para conferir se a sua organização está prosperando. Afinal, existem diversos problemas que são refletidos no mundo externo com os seus clientes.
Por exemplo: o funcionário está se sentindo mal (por estar sendo pressionado demais pelos gestores) e não atende bem o cliente, que passa a comprar da concorrência devido ao fraco atendimento. Consequentemente, a sua empresa perde vendas e possivelmente, em breve, vai perder o funcionário também, aumentando as taxas de turnover.
Isso acaba virando uma bola de neve e gerando ações negativas para a sua empresa. Por isso, é essencial se preocupar em identificar onde estão os erros e os pontos fracos (por menores que sejam) da sua empresa para criar um plano de ação realmente assertivo.
4. Aumenta a Satisfação dos Seus Funcionários
Quando os funcionários percebem que a empresa se preocupa com a sua opinião e que ela é considerada na hora de tomar uma decisão, ele se sente mais motivado. Afinal, ele sabe que pode conversar com os seus gestores quando algum problema surgir.
Ao melhorar a comunicação interna você cria um ambiente favorável ao desenvolvimento, aumentando a motivação e também o engajamento do time. Dessa forma, eles se tornam promotores do seu negócio e isso também melhora (e muito) a imagem da sua empresa.
E em tempos de trabalho remoto? Como conduzir para que o clima organizacional continue positivo?
A grosso modo a entrega de resultados, a assiduidade, a pontualidade e a satisfação dos colaboradores são indicadores que precisam ser considerados, mas em situações de trabalho remoto manter o clima organizacional positivo torna-se mais um desafio tanto para gestores, quanto para o setor de RH. Uma estratégia simples e bastante eficiente é a manutenção das relações por meio de plataformas digitais e reuniões virtuais. Mesmo distantes fisicamente, as pessoas precisam sentir-se parte da equipe, para tanto, precisam ser municiadas de informações constantemente, precisam ser ouvidas e terem espaço para se manifestarem. Vale até mesmo comemorações virtuais e envio de brindes e mimos que ajudem a unir as pessoas.
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