Home RH Planejamento em recrutamento: como funciona?

Planejamento em recrutamento: como funciona?

por Marcelo Braga
grupo de pessoas fazendo o planejamento em recrutamento

Dentro dos recursos humanos, o setor de R&S desempenha papel especial. É por meio de um bom planejamento em recrutamento que se garante que as empresas sempre contem com os melhores profissionais, tanto em qualificação técnica como em adequação à cultura corporativa.

Se você quer saber mais sobre o assunto, incluindo a aplicação de estratégias eficazes ao seu processo de recrutamento, acompanhe nosso texto de hoje!

O que é planejamento em recrutamento?

Imagine o trabalho de um estoquista. Ele deve assegurar que não falta nenhum dos itens necessários à produção, evitando rupturas de estoque. Ao mesmo tempo, precisa impedir que produtos permaneçam parados por muito tempo, o que resultaria em capital paralisado ou em perdas, no caso de materiais perecíveis.

De forma semelhante, um gestor de RH tem como tarefa antever as necessidades das organizações, preparando a equipe de acordo com o planejamento estratégico traçado pela diretoria.

Assim, o planejamento em recrutamento visa justamente garantir que os melhores profissionais do mercado sejam atraídos e retidos para atender as exigências da empresa a curto, médio e longo prazo. O objetivo consiste em encontrar o equilíbrio entre as necessidades dos colaboradores e a lucratividade da empresa.

Como fazê-lo?

Agora que você entendeu o que é esse termo e qual sua importância, chegou a hora de conhecer as principais etapas a serem seguidas no processo. Veja!

Entendendo e analisando as demandas

Antes de anunciar vagas no mercado, é fundamental ter um retrato fiel da situação atual da corporação. O gestor de RH deve identificar os pontos fortes e fracos, a fim de definir com clareza a melhor estratégia.

Muitas vezes, inflar o quadro não é a melhor alternativa. Investigar a possibilidade de atender as novas demandas com treinamentos, capacitações ou mesmo recolocações dentro da estrutura figura como prática mais indicada.

Promovendo reuniões constantes com os gestores

Uma boa comunicação entre os diferentes setores da companhia é vital para o sucesso das empresas. Essa comunicação passa, geralmente, pelo setor de RH.

Em contato frequente com os gestores das diferentes áreas, você precisa estar a par das estratégias de cada ramo. Assim, pode determinar se existe a necessidade real de contratação, e, caso haja, qual o perfil de profissional ideal.

Avaliando prazos

Todo processo precisa ocorrer dentro de um prazo estabelecido, a fim de alcançar de fato as metas colocadas. No caso do planejamento em recrutamento, existem três prazos aos quais se deve permanecer de olho:

  • prazo de treinamento de profissionais: determina em quanto tempo, depois de contratado, um profissional desempenhará bem sua função;
  • prazo de efetivação dos processos de recrutamento: indica quanto tempo o setor de R&S leva para finalizar cada etapa do processo de seleção, da captação de currículos até a contratação;
  • prazo que os gestores levam para fazer as análises: aqui entram os gestores dos setores aos quais serão alocados os novos empregados. Esse prazo aponta o tempo gasto para cada gestor avaliar os novos integrantes da equipe e determinar se eles atendem ou não a nova demanda.

Entenda o que será exigido do candidato

Descrições de trabalho e títulos perdem relevância rapidamente. Por isso, verifique a descrição da vaga a cada nova oportunidade que surgir dentro da empresa e se necessário, reescreva o job description. Há pouco ou nenhum valor em usar uma descrição de trabalho desatualizada porque isso irá afetar negativamente sua atratividade. Os títulos também causam impacto, assim, certifique-se de que o título corresponda aos requisitos para a vaga.

Aposte na tecnologia

A utilização de ferramentas digitais pode potencializar o seu recrutamento.  Durante a triagem, uma boa inteligência artificial eliminará quaisquer vieses do seu processo de seleção, além de realizar a avaliação dos currículos em um tempo muito menor. Ao usar uma plataforma de recrutamento, é possível customizar o processo de acordo com a necessidade: podendo adicionar perguntas sobre qualificações, anos de experiência e habilidades no seu processo de inscrição, aplicar testes de conhecimentos gerais e específicos e realizar dinâmicas. Bem como abre a possibilidade realizar análise do perfil comportamental dos candidatos para entender como eles se encaixam dentro da empresa e assim, excluir os perfis inadequados.

Pense sobre o onboarding

O processo de recrutamento não se encerra após a contratação. Há uma etapa importantíssima após a escolha do candidato: o onboarding. A inserção do talento no novo ambiente de trabalho é essencial para que o recrutamento tenha sucesso.  Pesquisas mostram que o onboarding adequado é vital e 28% dos funcionários se demitem nos primeiros 90 dias por causa de um onboarding mal feito.  Assim, defina antecipadamente quem será o responsável por receber e aclimatar os novos colaboradores. Se um colaborador novato tem uma experiência ruim ou se sente ignorado nas primeiras semanas de trabalho, você pode se deparar com uma demissão muito mais cedo do que o previsto, o temido turnover.

Quais as diferenças dos recrutamentos Inbound e Outbound?

Em termos gerais, vale dizer que o processo de recrutamento pode ser via outbound (com pessoas de fora da empresa) ou inbound (quando colaboradores internos se candidatam às vagas).

No Brasil, o recrutamento via outbound sempre foi preferido. Essa cultura, porém, vem mudando. Deste modo, cada vez mais corporações notam o valor de apresentar aos seus talentos possibilidades de carreira mais dinâmicas, retendo bons nomes e estimulando o crescimento e a ambição dos profissionais.

Já existem, inclusive, empresas que preferem abrir determinadas vagas apenas para colaboradores da casa, recrutando nomes de fora apenas em caso de não preenchimento do cargo.

O planejamento em recrutamento é um mundo vasto, cheio de nuances e estratégias que sempre podem ser aprimoradas, conforme observamos no artigo de hoje. Leve estas informações em consideração!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário