Home Dicas Empresarial Gestão horizontal o que é e porque aplicar na sua empresa

Gestão horizontal o que é e porque aplicar na sua empresa

por Marcelo Braga
gestão horizontal

O modo como as atividades se ordenam em uma empresa é uma característica muito importante. Isso vai influenciar diretamente no dia a dia e nas ações dos integrantes, sendo fundamental estruturar o seu negócio de forma eficiente. Atualmente, já existem diferentes modelos de estrutura organizacional para utilizar, incluindo o chamado de gestão horizontal.

É sobre esse assunto que queremos conversar hoje. Talvez você já tenha até ouvido falar nesse termo, mas sabe exatamente a que ele se refere? Será que essa é uma boa metodologia para sua empresa? Continue a leitura para saber mais!

O que é gestão horizontal e como ela funciona?

Trata-se de um oposto da gestão tradicional, que valoriza a hierarquia e a verticalidade. A gestão horizontal é aquela em que os colaboradores têm maior autonomia e responsabilidades, sendo que as decisões são tomadas em conjunto pela equipe e os membros são incentivados a se posicionar. Esse tem sido um modelo comum entre empresas pequenas, mas também é utilizado por algumas corporações maiores, como a Netflix.

Não existe apenas uma opção para implementar esse modelo de gestão: a empresa pode definir o quanto de hierarquia quer reduzir. De maneira geral, no entanto, podemos dizer que a prática funciona de modo mais informal, sendo que um grande grupo de colaboradores relata apenas a um gestor.

Quais os benefícios da gestão horizontal?

Em primeiro lugar, é necessário destacar que, para saber se essa modalidade de gestão é adequada para sua empresa, existem diversos fatores a se levar em conta, como veremos mais à frente. Caso seja percebido que é esse o caso, com a implantação correta, esse modelo gera vários pontos positivos.

A quebra da burocracia torna mais ágil a comunicação, pois um problema não tem necessariamente que ser repassado a uma série de superiores, por exemplo. Além disso, a maior liberdade para tomar decisões e o incentivo para se expressar podem trazer motivação para as pessoas, fazendo com que se unam em nome da organização. Quando isso é bem-implantado e se alinha aos profissionais, até mesmo o clima organizacional pode ser favorecido.

É preciso tomar cuidado, no entanto, pois esse modelo traz dificuldades para a gestão de processos, especialmente quando o negócio cresce. Além disso, é necessário ficar atento para que os colaboradores não fiquem sobrecarregados por terem tanta participação e responsabilidade: o excesso de trabalho e de preocupações pode gerar estresse e trazer diversos outros problemas.

O que observar para implantar essa gestão?

Como foi mencionado, é necessário observar se sua empresa combina com esse modelo de gestão. Para isso, é preciso levar em conta fatores como sua cultura organizacional, as características e a realidade do seu negócio e o perfil dos colaboradores e gestores.

Se essa modalidade não se alinhar a esses pontos, sua implantação não será eficaz e pode até trazer prejuízos, como insatisfação, desmotivação e desordem. Uma gestão horizontal mal estruturada deixa os profissionais perdidos e é capaz de frustrar os gestores, por isso é essencial ficar atento.

Para implantar a gestão horizontal, é muito importante fazer um bom planejamento, levando em conta o contexto do negócio, seus recursos e as práticas que serão adotadas. Uma medida interessante é tornar os canais de comunicação da empresa mais colaborativos, além de incentivar o contato entre diferentes áreas. Um código de conduta também é fundamental para orientar essa estrutura e ajudar na resolução de conflitos.

Outros passos importantes incluem estimular a autonomia, preparar as lideranças às quais os grupos devem se dirigir, comunicar e pedir a opinião de seus colaboradores e preparar uma boa gestão de tempo, entre outros fatores.

A área de Recursos Humanos, portanto, tem grande participação nesse processo, auxiliando a partir do momento do planejamento e atuando nesse modelo no dia a dia, pensando também em estratégias para que ele funcione bem.

A gestão horizontal é uma nova proposta que vem ganhando destaque e pode trazer muitas vantagens para uma organização. É importante se manter atento e avaliar essas tendências que vêm surgindo tão rapidamente, descobrindo o que pode ser aproveitado para o seu negócio.

Esperamos que tenha gostado de conhecer a gestão horizontal. Agora, venha compreender as diferenças entre RH e Gestão de Pessoas.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário