Home Carreiras 7 profissões digitais que tiveram um boom pós-pandemia

7 profissões digitais que tiveram um boom pós-pandemia

por Marcelo Braga
profissões digitais

Profissionais digitais são aquelas que se referem à possibilidade de trabalho através do uso da tecnologia. Ou seja, é importante não confundir com o trabalho remoto, uma vez que algumas delas ainda exigem a presença in loco do profissional.

Após o início da pandemia da Covid-19, é notório como o avanço tecnológico se inseriu no mercado de trabalho e transformou alguns conceitos que ainda não estavam consolidados. Além disso, houve aceleração nos processos virtuais, que até aquele momento, contribuíam de forma tímida para as mais diversas áreas corporativas.

De acordo com dados do Fórum Econômico Mundial, 80% das empresas começaram a pensar nos processos e funções que podem passar por digitalização. Outro ponto é que a expectativa é de 85 milhões de vagas a menos até 2025, devido ao uso de ferramentas e processos automatizados.

Soma-se a tudo isso, uma busca por conexões mais rápidas, melhores planos de Internet e capacitações específicas, e temos um cenário onde as profissões digitais despontam de maneira significativa. Saiba mais sobre elas e o que esperar. Boa leitura!

Afinal, o que são profissões digitais?

Pode definir como profissões digitais aquelas que precisam apenas de um dispositivo ou ferramenta conectada à Internet para ser realizada.

Ou seja, sem depender do local onde ela se realiza, uma profissão digital pode ser uma extensão de uma vaga já existente no modo analógico ou ainda uma opção nova que surgiu a partir da demanda de um mercado específico. 

Por exemplo, no primeiro caso temos os gerentes de bancos virtuais, que trabalham de modo similar a um profissional de instituição financeira tradicional, contudo, via chat. Por sua vez, podemos explicar o segundo caso pensando em quem lida com Marketing Digital, criação de sites, aplicativos e outros.

7 Profissões digitais com potencial de crescimento no mercado de trabalho

A relação que trouxemos aqui não é definitiva ou sequer pretende esgotar o assunto sobre profissões digitais. Entretanto, ela se baseia em cargos e funções que abriram um leque de oportunidades onde o foco é mais a expertise do que, necessariamente, um estudo tradicional sobre a profissão. Confira mais sobre cada uma delas a seguir.

Especialista em Marketing Digital

Para começar, vamos tratar deste profissional híbrido, de onde as empresas esperam uma visão ampla do marketing. Ou seja, é necessário uma compreensão sobre dados mensurados em sites, redes sociais, e-mails marketing e outras ferramentas.

Aqui podemos relacionar especialidades como analista de performance, SEO, copywriting, social media, inbound marketing, vídeos, motions e designer de imagens.

Cada um em sua função, ou como uma equipe multidisciplinar, é capaz de oferecer soluções para aumentar vendas de produtos ou serviços via canais online ou presenciais.

Desenvolvedores de softwares, plataformas, sites ou aplicativos

Não é possível falar em profissões digitais sem relacionar o responsável por planejar, desenvolver, testar e fazer a manutenção de diversas aplicações web dentro de uma corporação ou agência.

Seja para otimizar processos internos ou construir ferramentas que potencializam vendas ou conversões, esse profissional nasceu no ambiente digital e se tornou ponto focal para que toda a proposta de marketing citada ali acima, possa existir dentro da Internet.

Customer Experience (Experiência do Cliente)

O nome é auto sugestivo mas, ainda que pareça uma profissão nova, é comum que este tipo de profissional exista no ambiente físico como o responsável pela satisfação do cliente. Por exemplo, ele seria dentro dos serviços de telefonia, o atendente que liga para o usuário a fim de conferir se a TV ou internet, foram instaladas corretamente e estão funcionando.

Porém, como uma das profissões digitais de destaque aqui, o customer experience vai além. Isso porque ele contata o cliente em diferentes etapas do relacionamento entre a marca e o consumidor para proporcionar satisfação e benefício de ambos os lados.

UX Designer

Outro nome que parece complexo mas indica um profissional essencial no processo digital. Em resumo, o UX Designer é quem garante que um site, app ou ferramenta de uma empresa seja funcional, intuitivo e fácil de usar.

Dessa forma, ele analisa o comportamento dos usuários e busca facilitar os processos. Por exemplo, reduzindo o número de cliques até a finalização de uma venda ou contribuindo para que os principais produtos ou serviços sejam facilmente encontrados numa busca rápida.

Gestor de tráfego

Há todo um universo dentro da Internet que nos orienta e incentiva a compras, cliques e acessos personalizados. São aqueles conteúdos patrocinados que aparecem, por exemplo, em seu e-mail, logo após uma possibilidade de compra de um item.

Pois saiba que eles existem através da configuração de uma ferramenta estratégica que escolhe o público que irá receber o anúncio. E para isso, existe o gestor de tráfego.

Sua função é determinar perfis, horários, segmentos e potencialidades de compra, de modo a criar a maior taxa de conversão possível de quem clica em um anúncio.

Professores de cursos livres online

Até antes da pandemia, havia uma guerra não declarada entre quem realizava cursos online e quem os fazia presencial. Contudo, o cenário extremo conseguiu aliar as duas modalidades e apresentar vantagens no modelo digital em diversas situações.

Por exemplo, a possibilidade de criar horários personalizados, reassistir o conteúdo, antecipar ou acessar o material de forma fracionada, entre outros.

Com isso, surgiram nos portais virtuais os mais diferentes e específicos cursos livres. Dessa forma, especialistas transformaram a tão importante função de ensinar em uma das profissões digitais mais procuradas.

Criador de conteúdo para redes sociais

Foi-se o tempo em que era necessário habilidades detalhadas sobre como manusear câmeras, editar vídeos e criar vinhetas e letterings. Hoje, com aplicativos e programas diversos, é muito mais simples criar conteúdo digital.

Claro que ao aumentar a facilidade de acesso, aumenta-se também a concorrência e obrigação em entregar melhor qualidade, mas há casos de profissionais conhecidos como influenciadores digitais que atingiram o estrelato mesmo com recursos limitados.

Por isso, esta é uma das profissões digitais que mais encantam os jovens, com dados que indicam que cerca de 75% dos adolescentes buscam o sucesso através da criação de conteúdo digital.

Conclusão

Após conhecer algumas das profissões digitais, com certeza você compreendeu como elas se relacionam com o aprendizado contínuo e conhecimento de diferentes práticas profissionais.

O importante para quem deseja apostar em uma delas, é compreender o mercado e buscar um diferencial que possa ser destaque entre tantas pessoas.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário